fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
8 dicas para economizar energia elétrica na sua casa - Terra & Sol Energias Sustentáveis

Blog

30 de novembro de 2017

8 dicas para economizar energia elétrica na sua casa

A mudança de hábitos é o primeiro passo para começar a economizar energia elétrica na sua casa. A população está ciente da crise energética mundial. Problemas como escassez de água, destruição do meio ambiente e uma sociedade cada vez mais dependente de energia elétrica, têm afetado diretamente as contas de luz e a natureza. 

Preparamos este artigo com 8 dicas de como economizar energia elétrica na sua casa. Vamos conferir?

1. Instale o sistema solar fotovoltaico

Com certeza essa é a opção que vai te ajudar a economizar dinheiro. Ao instalar o sistema solar fotovoltaico você consegue ter até 95% de desconto no valor da sua conta de luz.

Outro ponto positivo é que a energia solar não polui, ou seja, ela é totalmente sustentável. Além disso, a luz solar é uma fonte inesgotável e renovável, que reflete nos painéis e transforma energia solar em energia elétrica.

Uma das grandes diferenças entre aquecedores solares e sistema fotovoltaico é a reforma durante a instalação. Se você optar por aquecedores vai precisar fazer obras em sua casa. Já o sistema fotovoltaico é ligado diretamente na rede e não precisa de reparo nenhum.

2. Coloque lâmpadas LED ou fluorescentes

Na hora de escolher a lâmpada para comprar não se pode levar em conta somente o preço do produto. Você deve analisar a qualidade, durabilidade e economia.

As incandescentes, por exemplo, são as mais baratas, porém elas consomem mais energia (60W), por isso você deve pensar no custo/benefício.

Quando for comprar lâmpadas prefira as de LED que gastam 10W para produzir uma quantidade de lúmem ou as fluorescentes que necessitam apenas de 15W. 

3. Instale sensores de movimento

Existem ambientes em que as luzes não precisam ficar acesas o tempo todo, como na parte externa da residência ou em áreas comuns de um prédio (escadas e corredores).

Para economizar energia elétrica na sua casa, você pode instalar sensores de movimento, que funcionam como sensores de variação de temperatura. Ou seja, ao detectar a presença das pessoas pela reflexão de raios de luz infravermelha a lâmpada acende (somente à noite).

4. Invista em aparelhos com eficiência energética

A eficiência energética é a relação entre a parcela de energia usada para desempenhar uma atividade e a disponibilizada para exercer tal função. Quanto maior a eficiência energética do equipamento, mais econômico ele é. Sendo assim, ao escolher itens para sua residência opte por geladeira, freezer, fogão, microondas que tenham a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) com classificação A.

Todos aparelhos elétricos possuem uma potência representada por Watts (W).  Geralmente, a informação vem estampada na embalagem do equipamento. Para calcular o consumo de um aparelho elétrico multiplique sua potência (W) pelo tempo de funcionamento.

Por exemplo: a geladeira funciona 24h seu consumo é de 200 W, portanto 200W x 24h = 4.800 Wh/dia. Para saber o valor por mês (kW), faça o seguinte cálculo: 4.800 Wh/dia x 30 dias ÷ 1.000 = 144 kWh/mês.

5. Use menos vezes a máquina de lavar

A máquina de lavar é um item importante para se ter em casa. O equipamento é uma alternativa econômica, pois limpa mais peças, consome menos água e economiza tempo. Porém, o uso contínuo pode aumentar muito o valor da sua conta de luz.

Para economizar energia elétrica na sua casa, escolha um modelo de alta eficiência energética e espere acumular suas roupas para usar a máquina de lavar de uma vez só.  

6. Aproveite a luz do dia

Deixar a claridade natural entrar na sua casa é uma maneira de deixar o ambiente mais fresco, arejado e, ainda, ajuda muito na hora de economizar energia elétrica. Busque sempre adotar medidas que ajudem a iluminar melhor os cômodos da sua residência.

Durante o dia deixe as cortinas abertas, assim você poderá aproveitar ao máximo a luz natural, sem precisar acender lâmpadas. Outra dica é colocar sua mesa de leitura próxima à janela. Fazendo essa simples mudança, você estará economizando energia elétrica na sua casa.  

7. Desligue os aparelhos da tomada

Quando não estiver usando algum aparelho retire-o da tomada. Não adianta deixar os aparelhos em stand by, pois apesar de desligados eles consomem energia. Se o equipamento ficar ligado ele será responsável por cerca de 12% do gasto mensal. Não se esqueça que carregador de celular na tomada sem uso também gasta energia.

Lembre-se quando for tirar o equipamento da tomada puxe pelo plug e não pelo fio. Se for viajar, desligue a chave geral da sua residência.

Além disso, evite usar benjamins (T), pois o acúmulo de aparelhos em uma mesma tomada pode causar o superaquecimento dos equipamentos e aumentar as perdas elétricas.

8. Pinte as paredes e tetos com cores claras

Você sabia que a cor da tinta influencia diretamente no gasto de energia elétrica? Se a cor do ambiente for escura a absorção de calor interfere na temperatura do local. Se o ambiente fica mais quente, provavelmente, as pessoas vão usar ar-condicionado e ventilador por mais tempo, ou seja, haverá o aumento na conta de luz.

Cores escuras como vermelho, preto, cinza escuro, marrom, chegam a absorver mais de 90% de calor. Portanto, se pintar a parte interna da sua residência com cores escuras, prepara-se para contas de luz mais altas.

Quando for escolher a tinta da sua residência, opte por cores claras tipo fosca. Além de absorverem menos calor, elas refletem e espalham tanto a luz natural quanto a luz elétrica com mais eficácia para o ambiente.

Gostou das nossas dicas de como economizar energia elétrica na sua casa? Quer saber mais sobre os benefícios da energia solar para o meio ambiente e para o seu bolso? Siga-nos no Instagram e no Facebook e fique por dentro do assunto.