fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
8 motivos para você conhecer os serviços Terra e Sol - Terra & Sol Energias Sustentáveis

Blog

5 de janeiro de 2018

8 motivos para você conhecer os serviços Terra e Sol

Já pensou em investir em energia solar? Se não está na hora conhecer as vantagens do sistema e optar por essa fonte de energia ecologicamente correta e financeiramente sustentável. Apesar do custo inicial ser alto, em poucos anos você consegue recuperar seu dinheiro e, ainda, continua gerando sua própria energia por décadas.

A energia solar tem atraído cada vez mais a atenção da população. Essa prática já é muito comum em países desenvolvidos, como França, Alemanha e Japão. No Brasil, onde a irradiação é forte, não faltam motivos para investir em energia solar.

Existem dois sistemas para captar os raios solares: térmica e fotovoltaica. Basicamente, a térmica é aquela conhecida por aquecer a água do imóvel. A fotovoltaica produz energia elétrica a partir da radiação solar.

Preparamos este post, para apresentar a você 8 motivos de se investir em energia solar fotovoltaica hoje. Vamos conferir?

1. Rápida instalação

A instalação é rápida e não há interferência na construção atual do imóvel, ou seja, não precisa se preocupar com gastos extras com obras. O processo entre o fechamento do contrato e a instalação do sistema fotovoltaico no seu imóvel é feito em poucos dias.

Depois que o serviço estiver pronto, é preciso esperar as concessionárias ou cooperativas de energia para conectar o kit fotovoltaico à rede de distribuição — que demora em média um mês, mas que pode variar de região para região. Lembre-se de optar por uma empresa, como a Terra e Sol, que tem um bom relacionamento com  as fornecedoras de energia.

2. Economia imediata

Produzindo sua própria energia elétrica, você consegue um desconto de até 95% nas contas de luz. O mais incrível é que essa economia vem logo no primeiro mês após a instalação. Dessa forma, você se livra dos altos níveis de inflação energética.

Tem como economizar 100% nas contas? Não. Mesmo que o sistema seja autossuficiente, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), ainda é preciso arcar com o pagamento da tarifa de custo de disponibilidade (R$/kWh), que dá um valor mínimo.

Ao investir em energia solar fotovoltaica você não precisa mais se preocupar com a instabilidade das cobranças da tarifa branca ou  convencional — que tem oscilado bastante nos últimos tempos.

Mesmo com a redução significativa dos custos, não deixe de adquirir outros hábitos para a redução do consumo de energia elétrica, como comprar aparelhos com eficiência energética, usar lâmpadas LED e diminuir o tempo no chuveiro.

Além disso, ao investir em energia solar fotovoltaica você ajuda a movimentar a economia do seu país, pois está gerando mais empregos no setor.

3. Melhores equipamentos do mercado

Uma empresa que preze pela qualidade, busca trabalhar somente com melhores fabricantes mundiais. Atualmente as grandes marcas têm garantia estendida de 25 anos — com vida útil de até 30 anos.

As melhores marcas de kit fotovoltaicas são importadas, geralmente. A Terra e Sol oferece kits fotovoltaicos dos melhores fabricantes mundiais, como  Canadian (Canadá), Risen Energy (China), Chint Energy (China), Suzhou Talesun Solar Technologies (China), ABB (Suíça), B&B Power (China) e Fronius (Áustria).

4. Baixo custo de manutenção

Os custos de manutenção são desprezíveis, limitando-se, geralmente, apenas à limpezas periódicas nos módulos fotovoltaicos. Claro, que essa realidade da manutenção é apenas para equipamentos de qualidade, que são reconhecidos no mercado. Por isso, a empresa deve vender produtos com garantia.

Por não existir motores ou partes móveis, na maior parte das vezes as chuvas se encarregam de fazer a limpeza. Porém, é importante ter certeza que não há obstruções, pois isso pode diminuir a eficiência do sistema.

5. Retorno do investimento

O valor dos equipamentos fotovoltaicos vem diminuindo cada vez mais. Porém, não compensa esperar que ele caia ainda mais para instalar um sistema de geração de energia solar, pois você está perdendo o desconto mensal de 95% nas contas de luz.

Essa é uma grande vantagem, pois se você investe no sistema consegue recuperar o seu dinheiro em cerca de 5 anos, ou seja, ainda vai ter cerca de 20 anos de desconto nas contas de luz.

A geração de energia solar fotovoltaica tem um retorno superior a qualquer aplicação de renda fixa. Além disso, a instalação do sistema valoriza seu imóvel durante toda vida útil dos equipamentos. Por exemplo, se você pensa em vender sua casa o custo do kit fotovoltaico será agregado no valor final do imóvel.

6. Profissionais capacitados

Atualmente, já existem centros de treinamento e cursos de instalação de energia solar fotovoltaica. Porém, o setor de energia solar fotovoltaica ainda tem poucos profissionais realmente especializados na área. Por esta e outras razões que é importante “ficar de olho” na empresa que será contratada.

Os eletricistas e engenheiros desempenham uma importante função na hora da instalação de energia solar. São eles os responsáveis por calcular a média anual do consumo de um imóvel por quilowatts-hora (kWh), com base na média de geração de energia da região. Saiba qual a formação dos líderes, por exemplo, os engenheiros devem ser engenheiros eletricistas de preferência.

Os engenheiros, eletricistas e técnicos devem analisar qual o melhor espaço para instalação das placas solares fotovoltaicas, que podem tanto ficar no terreno, quanto no telhado. Os profissionais sabem calcular a inclinação certa, o desvio azimutal e demais pontos que são importantes para geração de energia através do efeito fotovoltaico.

Ter profissionais capacitados e qualificados é essencial. Não adianta ter os melhores equipamentos se não tiver quem o instale com precisão e conhecimento. São estes técnicos que asseguram, o sucesso do projeto. Além disso, contratar bons profissionais é evitar riscos de acidente, pois eles sabem como executar todo processo.

7. Qualidade Garantida

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a Terra e Sol é a 3ª maior empresa de Minas Gerais, com mais de 100 sistemas fotovoltaicos instalados. Além disso, a empresa possui seu próprio financiamento de instalação em até 3 vezes sem juros.

8. Monitoramento

Como foi citado anteriormente, a Terra e Sol busca trabalhar com os melhores  equipamentos em tecnologia avançada. Sendo assim, nos novos produtos do mercado é possível monitorar a quantidade de energia gerada através do seu tablet ou smartphone.

Gostou de conhecer nossos serviços? Para saber mais entre em contato com a equipe Terra e Sol e solicite uma visita sem compromisso. Estamos a disposição para atendê-los.