fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
A energia solar no Brasil - Terra & Sol Energias Sustentáveis

Blog

11 de setembro de 2017

A energia solar no Brasil

O Brasil possui um enorme potencial para uso da energia fotovoltaica.

energia solar no brasil

A energia solar no Brasil. Nosso país, como muitos já sabem, é um país privilegiado no que se refere a recursos naturais. Em seu território, encontra-se a maior floresta tropical do mundo, assim como 12% das reservas de água doce do planeta. Isso corresponde a mais da metade do disponível na América do Sul.

Além disso, o Brasil possui um enorme potencial para uso da energia fotovoltaica. O território brasileiro possui alta taxa de irradiação solar. De acordo com dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o potencial de geração de energia solar de todas as residências brasileiras é suficiente para abastecer mais de duas vezes o atual consumo energético dessas mesmas residências.

O aproveitamento desse potencial energético significaria, aproximadamente, seis milhões de novos postos de trabalho. Poderia ser percebida, também, uma economia de cerca de R$ 95 bilhões por ano para a população.

Todavia, o Brasil ainda possui menos de 1GW de capacidade instalada para esse tipo de energia. Um número muito tímido em comparação com países como a China, EUA e Japão. A China instalou, em 2016, 34,5 GW de painéis, os Estados Unidos com 14,7 GW e o Japão com 8,6GW.

INICIATIVAS DE INCENTIVO PARA ENERGIA SOLAR

Para muitos, para que haja um avanço nesse campo e o Brasil alcance o seu potencial, há a necessidade de criação de linhas de crédito para a instalação do sistema de energia solar. Assim como subsídios governamentais como, por exemplo, redução da tributação sobre os dispositivos, criação de leis e regulamentações. Enfim, mecanismos que tornem o sistema fotovoltaico acessível a todos.

Já vemos, no entanto, algumas ações direcionadas a esse propósito.

Recentemente o Banco Votorantim anunciou uma linha de crédito para financiar a aquisição de sistema de energia solar para residências, com prazo de pagamento entre 12 e 60 meses, com taxas de 1,56% a.m. O valor mínimo da operação é de R$ 5 mil reais.

O governo também divulgou, através dos Ministros da Cidade do Brasil, Bruno Araújo, medidas para implementar a energia solar nas residências do programa Minha Casa Minha Vida.

De acordo com o ministro, o estudo desenvolvido pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), em parceria com o Furnas e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), deve se transformar em portaria. A partir daí a energia fotovoltaica será incorporada ao programa do governo.

São, portanto, propostas interessantes que visam a sustentabilidade, a redução de custos e a geração de renda e emprego. Na opinião desse blog, é preciso mais, não só por parte das instituições particulares e governamentais, mas, também, por parte da população.

É isso que tentamos fazer através dos nossos artigos. Contribuir para a conscientização das pessoas com relação aos benefícios e vantagens do sistema fotovoltaico. Benefícios para o próprio bolso e para o planeta.

Continue acompanhando as nossas postagens e faça você também parte desse movimento.

Entre em contato conosco. Será um grande prazer atendê-lo com as melhores soluções em painéis e sistemas de energia solar.