fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
As placas de energia solar são resistentes a chuva de granizo?

Blog

16 de abril de 2018

As placas de energia solar são resistentes ao granizo?

 

Com a quantidade de sol que irradia o território brasileiro todos os dias, as placas de energia solar são um dos melhores caminhos para contornar a dependência pelo sistema hidrelétrico e, assim, contornar os períodos de racionamento, vividos quando as chuvas não ocorrem em quantidades suficientes e, ainda, como alternativa a formas de geração poluentes, como a energia gerada pelas termelétricas.

Para o consumidor residencial, que vive em áreas com grande incidência de raios solares, a instalação de painéis fotovoltaicos é uma excelente alternativa para gerar sua energia sem poluir o meio ambiente. E melhor, ainda lucrar com isso, já que as concessionárias compram o excedente produzido ou, ainda, podem conceder créditos nas contas de luz por isso.

Além disso, os custos reduzidos com a manutenção dos painéis torna esse tipo de geração de energia limpa extremamente vantajosa, já que o custo de instalação é paga em pouco tempo e o sistema funciona por décadas.

Contudo, existe um fator que requer a atenção para quem quer investir em placas solares: as chuvas de granizo. Com bolas de gelo cuja espessura pode variar de milímetros a até algo que se pareça com uma bola de golfe, esse tipo de evento da natureza pode causar danos ao seu sistema de geração de energia solar. Quer dizer, pode mesmo? O quão resistente são as placas de energia solar?

Para responder a estas perguntas, elaboramos um texto abordando não apenas o efeito do granizo sobre as placas de energia solar, mas, principalmente, qual a resistência deste tipo de equipamento diante das intempéries da natureza. Afinal, o clima é algo que podemos prever, mas ainda não controlamos.

Chuvas de granizo e placas de energia solar

Graças à sua constituição, as placas de energia solar, em especial as células fotovoltaicas que absorvem a luz solar, são bastante frágeis. Sem qualquer proteção, elas podem ser facilmente danificadas por chuvas de granizo.

Porém, as placas de energia solar atuais são muito mais resistentes que os componentes mais antigos. Para aguentar o impacto destas bolas de gelo vindas do céu, geralmente sem qualquer aviso, as placas são revestidas com vidro temperado. Essa cobertura extra protege as células fotovoltaicas de impactos que podem prejudicar seu bom funcionamento.

Para que você tenha uma ideia da resistência desses equipamentos, os painéis de energia solar fabricados, respeitando os padrões internacionais, costumam resistir ao impacto de bolas de gelo de até oito centímetros e que estejam viajando a 200 quilômetros por hora.

Parece incrível de acreditar? Pois é verdade. Em geral, os equipamentos produzidos de acordo com as normas mais rígidas de segurança tendem a suportar até o dobro disso. Ou seja, podem ser submetidos ao impacto de pedras de granizo que viajem a 400 quilômetros por hora sem ter sua integridade comprometida.

Isso quer dizer então que minhas placas de energia solar são indestrutíveis? Nada disso. Como todo equipamento, as placas de energia solar podem ser danificadas, se submetidas a condições excessivamente extremas, e que coloquem a integridade do componente em risco. isso significa? Bem, se sua região for vítima de um fenômeno da natureza em que pedras de gelo caiam do céu com uma velocidade que supere os duzentos quilômetros por hora facilmente, isso significa que seu sistema de placas de energia solar pode ser comprometido.

Como proteger minhas placas de energia solar do granizo?

Embora sejam bastante resistentes não só ao granizo mas a outros eventos climáticos, as placas de energia solar requerem alguns cuidados para que funcionem adequadamente por um bom período e continuem gerando a energia esperada. 

Por isso, é importante que, na hora de montar e instalar os painéis, a angulação do telhado seja respeitada para evitar que sofram impactos significativos na hora das chuvas de granizo. Outro cuidado importante é contratar um profissional para que seja feita essa instalação, de modo que os painéis solares resistam a ventos fortes e até mesmo a chuvas mais intensas. 

As placas solares quando mal colocadas podem, além de não funcionar direito, causar goteiras na residência onde estão instaladas. Além disso, é fundamental que os proprietários de sistemas fotovoltaicos realizem manutenções periódicas de seus sistemas. Embora a manutenção da placa de energia solar seja relativamente simples, e não requeira muitos investimentos financeiros, é importante que seja realizada com frequência para que o sistema funcione bem e por um longo período.

Quando a manutenção das placas de energia solar é negligenciada ou os equipamentos são instalados de forma equivocada, podem ocorrer microfissuras nas células fotovoltaicas que ficam dentro dos painéis, reduzindo assim seu desempenho. Ou seja, seu sistema gerará menos energia do que quando foi instalado.

Como faço a manutenção regular do meu equipamento?

Para que não haja qualquer prejuízo ao funcionamento de seu sistema fotovoltaico e de suas placas de energia solar, a recomendação é de que a inspeção regular do equipamento seja feita por um profissional qualificado, de preferência a mesma equipe que realizou a instalação.

Por se tratar de um projeto envolvendo a geração de energia é importante que não seja feito por conta própria. Apenas um profissional qualificado é capaz de medir a incidência de sol em sua região e determinar se a área é mesmo adequada para que esse sistema seja instalado, garantindo o  funcionamento esperado.

Ao contrário do sistema de energia tradicional abastecido por vias hidrelétricas, caso uma região receba muitos raios solares, sua capacidade de gerar energia limpa vinda desta fonte renovável pode ser comprometida, já que as placas de energia solar podem não ser abastecidas adequadamente, deixando sua residência com pouca energia.

Por isso, é fundamental que todas as etapas envolvendo a conversão para a energia solar, assim como o cuidado com os equipamentos, sejam feitas apenas por profissionais especializados. O que pode ser encarado como um gasto inicial se converterá, em muito pouco tempo, em um investimento cujo retorno você sentirá em pouco tempo, tanto no bolso quanto na pegada energética.

E, por se tratar de uma fonte de energia renovável, você não sofrerá com estiagens, ao contrário. Quanto mais sol, mais energia sua casa gerará.Procure uma empresa responsável e faça um orçamento.

Agora que você conhece a resistência das placas solares em caso de chuva de granizo, conheça as vantagens financeiras em ter um sistema fotovoltaico instalado em sua residência ou estabelecimento comercial.  

leia agora mesmo “Os 5 principais retornos do investimento em energia solar fotovoltaica e economize dinheiro!