fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
As placas solares vão mudar o mundo! - Terra & Sol Energias Sustentáveis

Blog

20 de abril de 2018

As placas solares vão mudar o mundo!

As placas solares vão mudar o mundo

As placas solares podem transformar a energia solar em energia elétrica, especialmente por meio da tecnologia fotovoltaica. Contudo, como isso pode mudar o mundo? Cada vez mais presente nas construções, desde casas até grandes galpões e estacionamentos, as placas de energia solar se destacam, principalmente, quando comparadas aos meios de fornecimento de energia elétrica convencionais.

Diferentemente dos aquecedores, que já conquistaram um espaço expressivo nos imóveis brasileiros, as placas solares possibilitam mais do que esquentar a água dos chuveiros, por exemplo. Isso porque, a energia gerada por elas é capaz de acionar motores elétricos, alimentar lâmpadas e eletrodomésticos, entre outros equipamentos.

Portanto, qual será o futuro das placas solares no mundo? Como as mudanças afetam o futuro da energia solar? Para descobrir as respostas para essas e outras perguntas sobre esse assunto, continue a leitura e veja até onde podemos chegar!

A energia solar mudou o jeito de ver a energia elétrica

A necessidade de acelerar a transição entre o uso da energia produzida por fontes não renováveis para meios que realmente promovam o desenvolvimento sustentável do planeta é cada vez maior. A natureza sofre com os impactos negativos da produção de energia elétrica convencional. Dessa forma, a energia solar chega como alternativa sustentável para um novo jeito de enxergar a produção de energia elétrica.

O custo que pagamos por explorar a natureza está sendo cobrado aos poucos. Já estamos sofrendo com a escassez de material, a poluição, o aumento do efeito estufa, entre outros impactos negativos há alguns anos. Enquanto isso, no bolso dos consumidores, as contas tendem a aumentar — como nos reajustes aprovados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em que, só em Minas Gerais, no ano de 2018, o aumento proposto ficará em torno de 25%.

Com isso, é preciso mais que acompanharmos as mudanças resultantes do avanço tecnológico. Isso porque, o progresso também existe e chegou na produção de energia elétrica, seja para nossas casas, seja para grandes e pequenos imóveis comerciais.

Não podemos mais negar a importância do uso da energia do sol para nossas vidas e, principalmente, para a sobrevivência de nosso planeta. Nessa perspectiva, as placas solares, além de reduzirem as contas de luz, permitem que o consumidor gere sua própria energia e, consequentemente, cuide do meio ambiente.

O futuro do planeta e as placas solares

Países como a China, o Japão e os Estados Unidos já vêm desenvolvendo meios eficientes de gerar energia por meio de placas solares desde os anos 80. No Brasil, a resolução nº 482/2012, também conhecida como a lei de incentivo a energia solar, permite transformar a energia recolhida da luz do sol em energia elétrica. Aos poucos estamos atingindo marcas expressivas quanto ao uso de energia solar.

A motivação para tal atitude partiu da conscientização dos impactos negativos da produção de energia elétrica no planeta Terra. Em uma reunião, que contou com a participação de 92 países, foi assinado um tratado de compromisso com o meio ambiente — o Acordo de Paris.

A principal preocupação está ligada às ameaças da queima de combustíveis fósseis e com os gases produzidos pela emissão convencional de energia elétrica, um dos principais causadores do efeito estufa. Então, pensando em diminuir esses males, o Brasil, assumiu com os outros países que assinaram o acordo, o compromisso de reduzir em mais de 30% a emissão desses gases até 2025.

De veículos elétricos autônomos às casas sustentáveis

Para gerar a própria energia e evitar os aumentos abusivos nas contas de luz, o investimento em um sistema solar fotovoltaico é uma alternativa eficiente. Visto que, a energia produzida é limpa e segura.

Os veículos automotores também são grandes emissores de gases prejudiciais à natureza, pois são movidos pelo uso de combustíveis advindos do petróleo, assim, eles também estão entre os responsáveis pelas mudanças climáticas.

Para cumprir as promessas do Acordo de Paris, alguns países, como a China, estão diminuindo a fabricação desse tipo de veículo — no intuito de zerar a produção deles até 2050. O aumento de veículos autônomos, ou seja, a maior produção de carros elétricos é um sinal de que a mudança é possível. Visto que, esses veículos podem ser abastecidos com fontes renováveis como a energia solar fotovoltaica.

A captação da luz solar é convertida em energia suficiente para alimentar os sistemas elétricos, contudo, a quantidade de energia produzida está relacionada com a quantidade de placas instaladas. Além disso, o que não é utilizado no dia pode ser emprestado para a empresa distribuidora que devolve em créditos para usos futuros do consumidor.

Assim, não tem problema não ter sol ou usar a energia durante a noite. Independentemente do seu uso, as leis de incentivo são cada vez mais envoltas de vantagens que mantêm as contas baixas, podendo chegar em um desconto de até 95% no mês.

Medidor de energia

Com o desenvolvimento tecnológico, que aspira crescimento cada vez maior, outras formas de aproveitar a energia solar estão surgindo, como as baterias e os módulos. Além disso, a conexão com a rede elétrica fica cada vez mais facilitada.

Vamos refletir: o que você está esperando para mudar o mundo? Vai ficar esperando o preço da energia elétrica cair — o que, como vimos, tende a subir cada vez mais — ou vai investir em um sistema de energia solar fotovoltaica? A resposta é simples:

Um sistema desses dura cerca de 30 anos, diminui o preço cobrado na conta de luz, produz energia renovável. Quanto mais placas, mais energia e maior o custo-benefício. Enfim, as placas de energia solar são sustentáveis e repensam a maneira de vivermos em harmonia com a natureza.

Pesquisadores estão investindo tempo e dinheiro em meios de evoluir e inovar para que a energia solar seja mais acessível. Além de diminuir consideravelmente a conta de luz, o consumidor que busca soluções como as placas solares está colaborando (e muito) com o planeta.

Agora que você já sabe como as placas solares vão mudar o mundo, confira os 5 principais retornos do investimento em energia solar fotovoltaica!