fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
Brasil atinge marca história em geração de energia solar - Terra & Sol Energias Sustentáveis

Blog

21 de fevereiro de 2018

Brasil atinge marca história em geração de energia solar

Grande parte da população mundial está ciente dos problemas que o meio ambiente vem enfrentando. Seja pela sustentabilidade ou economia, a geração de energia solar surge como uma ótima alternativa, pois é uma fonte limpa e inesgotável, que pode chegar a reduzir até 95% o valor da sua conta de luz.

O cenário brasileiro vem mudando e o mercado de energia solar está crescendo. De acordo com a pesquisa divulgada pelo Ministério de Minas e Energia (MME), no início de 2016, o Brasil tinha apenas 81 MWp de energia solar instalados, ou seja, cerca de 0,05% da capacidade total do país.  Em 2018, o país alcançou 1,1 Gigawatts (GW) de potência instalada em tecnologia solar fotovoltaica e entrou para Clube Gigawatt.

Neste artigo apresentamos informações sobre essa marca histórica brasileira. Vamos conferir?

Elite solar mundial

A  Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) divulgou dados oficiais que afirmam que o Brasil está entre os 30 países que mais implantaram energia solar em 2017. Assim, o país entrou para a elite solar mundial e agora faz parte do chamado Clube Gigawatt.  

De acordo com a Associação, foi possível alcançar essa marca histórica graças ao forte investimento e desenvolvimento do sistema fotovoltaico nos últimos anos, principalmente no ano de 2017.

Geração distribuída

A geração distribuída é caracterizada pelas micro e miniusinas instaladas no próprio local de consumo ou próximo a ele. Nos últimos três anos o Brasil vem acumulando um crescimento ascendente de 300% neste tipo de instalação.

Devido ao constante desenvolvimento do segmento, políticas de incentivo, linhas de financiamentos e sistemas de consórcio, os preços dos sistemas fotovoltaicos diminuíram.

Atualmente, são mais de 20 mil sistemas de geração distribuída espalhados pelo Brasil — pelo menos 10 mil deles foram instalados no ano passado. Esses sistemas são responsáveis pela produção de  0,164 GW de energia, nos mais diversos imóveis, desde residências até indústrias.

Geração centralizada

O alto nível de irradiação solar, principalmente na região Nordeste do país, fez com que fossem construídos na região parques solares. Eles são responsáveis por cerca de 0,935 GW de potência em produção de energia. A geração é feita através de equipamentos, como placas solares e inversores

Se juntarmos parques solares e a geração distribuídas é possível obter a marca de 1,1 GW em energia solar. Diante desses dados, é possível observar que a luz solar é uma forte fonte alternativa em geração de energia e que ela pode suprir as necessidades dos consumidores brasileiros.

Expectativa para os próximos anos

Segundo o levantamento feito pela International Renewable Energy Agency (IRENA), se o Brasil manter o crescimento no setor, é esperado que no final de 2018, o país consiga fechar o ano entre as 20 maiores potências mundias em geração de energia solar.

Se o volume de novos projetos aumentar, acredita-se que até 2021, o Brasil ultrapasse os 5 GW e se classifique entre os 10 países que mais implantaram energia solar. Estes dados certamente movimentariam o mercado no valor de 15 bilhões de reais em novos negócios.

O cenário é positivo para quem deseja investir. Porém, o Brasil tem o grande desafio de manter o crescimento so setor nos próximos anos. Seja geração de energia solar distribuída ou centralizada, o importante é investir em uma fonte alternativa limpa, renovável e infinita.

Ficou interessado em saber mais sobre energia solar? Entre em contato com a equipe Terra & Sol e faça uma simulação sem compromisso.