fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
Carregadores solares e celulares movidos a energia solar já é uma realidade

Blog

16 de agosto de 2019

Carregadores solares e celulares movidos a energia solar já é uma realidade

Carregadores solares e celulares movidos a energia solar já é uma realidade
 A tecnologia e o avanço da usabilidade de energia solar estão de fato revolucionando o mundo. As novidades do momento são os carregadores solares e os celulares movidos a energia solar. A ideia de um gerador de energia solar, capaz de carregar um celular até seu nível máximo de bateria, é uma realidade ainda mais empolgante, aproximando a tecnologia do indivíduo.

Celulares movidos a energia solar

Xiaomi é uma empresa chinesa de produtos eletrônicos, é considerada a terceira maior distribuidora de Smartphone do mundo. Ela projeta, desenvolve e vende celulares, aplicativos móveis e eletrônicos de consumo. Acabou de surpreender o mercado mobile após divulgar uma patente que mostra um Smartphone equipado com um painel solar que garante seu carregamento contínuo sem a necessidade de plugá-lo na tomado, ou seja, sem necessidade de carregadores.

Apesar de a empresa Xiaomi ter divulgado essa grande novidade recentemente, é valido ressaltar que essa tecnologia já era divulgada pela empresa sul-coreana Samsung, que em 2009 apresentou durante o Congresso Mundial de Celulares, em Barcelona, o celular chamado ‘’Blue Earth’’, que possuía uma bateria que se carregava a partir de um painel solar incorporado na parte traseira do aparelho. O Smartphone ainda não está sendo vendido no mercado, mas há uma grande expectativa dos consumidores, muitos já querem testar essa novidade.

Como funciona o celular movido a energia solar?

Funciona através da bateria que se carrega a partir de um painel solar incorporado na parte traseira do próprio aparelho, que gera energia suficiente para fazer ligações. A fabricante chinesa estuda formas para projetar um painel de energia solar na traseira de Smartphone, a fim de permitir que o usuário carregue-o sem depender de carregadores.

Carregadores solares
Carregadores solares

Carregadores solares 

Além de funcionar como um carregador solar portátil, o dispositivo pode ser carregado na rua, até mesmo em movimento, dependendo da posição do sol. Além disso, os preços dos carregadores solares são bem atrativos, podem variar de R$ 100,00 a R$19,99.

O produto é muito prático, devido a seu tamanho compacto, você pode guardá-lo dentro da mochila sem perceber que está carregando algo a mais. Além disso, ele é tão leve que você pode usufruir da energia enquanto faz sua caminhada, acoplando-o à mochila.

Atualmente, também se estuda nos Estados Unidos uma nova tecnologia que tem como proposta um novo modelo de LED capaz de emitir e detectar sinais de luz, o que permite a geração de energia solar. O material que está sendo desenvolvido absorve luz e gera uma corrente fotovoltaica de energia. O acúmulo da corrente elétrica, por sua vez, carrega a bateria do celular. Dessa maneira, o dispositivo móvel poderá ser carregado por uma simples exposição à luz solar, sem a necessidade de conectar o aparelho a um fio elétrico.

Como funcionam os carregadores solares?

O carregador solar ou gerador de energia solar para celular funciona como qualquer outro carregador portátil, ou seja, uma bateria armazena determinada carga de energia, que posteriormente é repassada para a bateria do celular.

O diferencial do carregador com energia solar é que o mesmo possui uma placa fotovoltaica, geralmente do tamanho do próprio dispositivo, que é carregada com energia solar e sempre que está exposta a irradiação do sol. A intensidade do carregamento costuma se atrelar à captação de energia solar, por exemplo, dias nublados tendem a carregar o dispositivo mais lentamente do que os dias com muita incidência solar.

Quanto à autonomia dos carregadores solares dependem muito do modelo em questão. De maneira geral, a maioria dos modelos de carregador solar garante, no mínimo, uma carga completa da bateria de um aparelho celular padrão. A principal vantagem é a possibilidade de recarregar o dispositivo através do painel fotovoltaico, mesmo sem voltar para casa.

No mercado já existem diferentes modelos de carregador solar, com diferentes níveis de acabamento, duração e velocidade de carregamento, fatores que costumam influenciar o preço final do produto. Ao adquirir um gerador de energia solar para celular é importante que o comprador certifique-se de que está adquirindo um produto seguro, testado pelo INMETRO, de acordo com as normas mínimas de segurança para o usuário.

Fonte: Portal Solar

simulador de custos energia solar fotovoltaica
simulador de custos energia solar fotovoltaica

LEIA TAMBÉM: ENERGIA SOLAR ESTÁ MUDANDO A VIDA DAS PESSOAS CARENTES NA ÁFRICA

Gostaria de zerar sua conta de energia? Então entre em contato conosco pelo whatsapp: 31 9 8643 0268

Ou faça a sua simulação clicando aqui