fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
On-grid e Off-grid: qual a diferença entre as categorias do sistema fotovoltaico? - Terra & Sol Energias Sustentáveis

Blog

11 de janeiro de 2018

On-grid e Off-grid: qual a diferença entre as categorias do sistema fotovoltaico?

Já pensou em economizar energia elétrica e ainda poupar o meio ambiente? Entre as fontes renováveis que vem ganhando espaço no mundo a solar é destaque. Existem duas formas de utilizá-la: térmica e fotovoltaica. A primeira consiste, basicamente, no aquecimento da água. A segunda alternativa realiza a captação dos raios solares e os converte em energia elétrica por meio de duas categorias do sistema fotovoltaico: on-grid ou off-grid.

A vantagem é que o Brasil possui um grande potencial em energia solar, pois sua extensão territorial recebe um alto nível de irradiação. Sendo assim, o sistema fotovoltaico consegue fornecer o abastecimento da rede elétrica seja ele em larga ou pequena escala.

Como citado anteriormente existem dois tipos de sistemas fotovoltaicos: on-grid e off-grid. Preparamos este post, para te ajudar a entender como funciona cada um deles e como proceder seu projeto de energia solar. Acompanhe!

Como funciona o sistema off-grid?

São sistemas isolados e autônomos das concessionárias, que transformam a luz solar absorvida pelas placas em energia elétrica. A categoria off-grid se sustenta por meio de baterias que servem como dispositivos de armazenamento. Ou seja, você não precisa pagar uma distribuidora de energia.

O kit é composto por placas solares, cabos e estrutura de suporte (inversores e controladores de carga), que são o bloco de geração de energia. Já as baterias fazem parte do bloco de armazenamento. Veja a imagem abaixo para entender como o sistema é instalado:

As placas solares são responsáveis por transformar a luz solar em energia elétrica. O controlador de carga evita o excesso de carga nas baterias, o banco de baterias armazena a energia e o inversor converte a corrente contínua (CC) em corrente alternada (CA).

Como no sistema off-grid não há ligação direta com a rede concessionária ou cooperativas, ao faltar energia o abastecimento é feito pelas reservas que ficam armazenadas no banco de baterias. Sendo assim, é preciso pensar que ao adquirir as baterias o espaço de armazenamento deve ser suficiente para suprir a necessidade do local.

Entre as duas categorias do sistema fotovoltaico, o off-grid é mais utilizado para serviço específicos, que não possuem ligação com as distribuidoras de energia, como cercas elétricas, postes de luz, bombeamento de água.

Como funciona o sistema on-grid?

Os sistemas on-grid, também conhecidos como grid-tie, são aqueles conectados à rede elétrica, ou seja, dependem das concessionários ou cooperativas. O inversor solar além de exercer a função de converter a corrente contínua (CC) em corrente alternada (CA) tem a função de sincronizar o sistema a rede pública.

Sempre que tiver excedente de energia produzida pelo sistema ele será enviado de volta à rede convencional de distribuição. Assim, o relógio medidor gira no sentido contrário e o excedente é convertido em créditos, que devem ser usados se vier a faltar energia. Observe a figura abaixo para entender como funciona um sistema on-grid:

Os imóveis que utilizam on-grid ainda fazem uso da rede convencional de energia. Sendo assim, você economiza na conta e paga somente as taxas obrigatórias definidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Caso a energia gerada não seja suficiente, a rede elétrica irá compensar o que falta e você deverá pagar a distribuidora de energia.

Com o sistema on-grid você consegue economizar até 95% nas contas de luz. Outra vantagem é que os créditos adquiridos na geração de energia, podem ser usados por outras unidades consumidoras — desde que possuam o mesmo titular e façam parte da mesma concessionária ou cooperativa.

Qual categoria do sistema fotovoltaico é melhor para investir?

O sistema on-grid é mais vantajoso que o off-grid, pois ele dispensa a utilização de baterias para controlar a  carga. Isso faz com que a categoria conectada a rede de distribuição 30% mais eficiente do que a independente. Além disso, o sistema on-grid garante que toda energia seja usada no imóvel ou em outro ponto do mesmo titular.  

Se o seu objetivo é economizar, o preço do kit fotovoltaico on-grid é mais baixo para investir. Osistema off-grid  é vantajoso para locais remotos. Nas áreas urbanas o sistema on-grid é mais recomendável. Veja na tabela abaixo as vantagens e desvantagens de cada categoria:

Conseguiu entender a diferença entre as categorias do sistema fotovoltaico? Está pensando em investir em energia solar? Conheça a Terra & Sol, faça uma simulação e solicite uma visita. Estamos pronto para atendê-lo.