fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
China irá lançar usina solar na órbita da Terra

Blog

17 de março de 2019

China irá lançar usina solar na órbita da Terra

Há pouco, a China anunciou sua investida em uma usina solar no espaço, uma ação que objetiva coletar a luz do sol antes que ela se espalhe pela atmosfera da Terra.

Em tese, a instalação tem a capacidade de gerar energia em 99% do tempo, com uma capacidade que pode superar em até seis vezes o que produz uma usina convencional em terra.

A estimativa divulgada em um jornal local Science and Technology Daily é de um é de um pesquisador da academia chinesa de tecnologia espacial.
Esse programa pode até soar como algo cinematográfico, no gênero ficção científica, mas a ideia não é tão recente. Ela já foi alimentada pelos Estados Unidos e Japão.

O fato é que construir uma usina solar espacial, além de um projeto ousado, é desafiador e pode custar caríssimo. Segundo cálculos de especialistas no assunto, a instalação dessa usina no espaço pesaria o dobro do que pesa, por exemplo, a Estação Espacial Internacional, ultrapassando a marca de 1.000 toneladas.

Uma das ideias dos profissionais , os engenheiros chineses para este projeto é utilizar robôs e impressão 3D, para facilitar o processo de construção da usina diretamente no espaço. Entretanto, o plano é a longo prazo e as autoridades da China acreditam que haverá tempo para a tecnologia necessária ser desenvolvida. A intenção é iniciar a obra em algum momento entre 2030 e 2050.

Um dos grandes desafios para este projeto é criar um sistema eficiente de transmissão de energia sem fio, de modo que se mantenha a produção de alta voltagem. Por isso, os engenheiros estudam a possibilidade de transmitir eletricidade por meio de micro-ondas ou até raios laser para uma base na Terra, para só assim, depois ser distribuída.

O tempo deve se estender pelos próximos 10 anos para esse projeto da usina solar no espaço, segundo as informações oferecidas pelas autoridades chinesas. Os engenheiros já tem a previsão para a construção e o lançamento de uma usina de teste, de pequeno porte, em 2020.

LEIA TAMBÉM: COMO ZERAR A CONTA DE ENERGIA?

Todos esses projetos dão a certeza aos investidores em energia solar que estão no caminho certo e saem à frente de quem ainda não se preocupa em olhar para o presente com outros olhos, abertos à tecnologia. O futuro já começou.

Gostaria de zerar sua conta de energia? Então entre em contato conosco pelo whatsapp: 31 9 8643 0268

Ou faça a sua simulação clicando aqui