fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
China planeja primeira usina solar espacial.

Blog

6 de setembro de 2019

China planeja primeira usina solar espacial.

China planeja primeira usina solar espacial.

China anunciou recentemente sua inovadora empreitada: uma usina solar no espaço. A ideia é otimizar a coleta de luz do Sol, captando-a antes que ela se dissipe na atmosfera da Terra. Pesquisas da academia chinesa de tecnologia espacial mostraram que a instalação pode gerar, em tese, energia em 99% do tempo, com até seis vezes mais eficiência do que uma usina solar na Terra.

O empreendimento é bastante ousado e nada fácil, muito menos barato! Enviar uma instalação fotovoltaica dessas proporções para o espaço é um desafio e tanto já que ela poderia facilmente pesar mais de 1.000 toneladas. Apesar de a China ser a pioneira neste assunto, é sabido que os Estados Unidos e o Japão já publicaram alguns estudos acerca do assunto, mas que não foram adiantes devido às adversidades.

usina solar espacial
usina solar espacial

A principio os pesquisadores chineses que estão desenvolvendo o projeto da usina solar espacial,  estudam a hipótese de usar um grupo de robôs e, além disso, impressão 3D. Isso porque eles querem construir a usina solar espacial  diretamente no espaço. Incrível não? Soa surreal, mas o plano é de longo prazo e há tempo suficiente  para que a tecnologia necessária seja desenvolvida.

A construção final da usina solar espacial tem um prazo de 2030 a 2050. Pois, antes de operar no espaço, o primeiro passo é testar as tecnologias para transmissão de energia sem fio, mantendo a alta voltagem. A proposta chinesa é enviar a eletricidade gerada pela usina fotovoltaica através de micro-ondas ou até mesmo de raios laser para uma base que estará localizada na Terra, e só aí, começar a distribuir toda a energia gerada.

Não é algo impossível de se fazer, apesar de ser bastante complexo, como já argumentaram pesquisadores do California Institute of Technology (Caltech). A pesquisa deve se estender pelos próximos dez anos, na previsão dos chineses, e envolver a construção e lançamento de uma usina de teste de pequeno porte ainda na década de 2020.

Feito isso, o próximo passo será a partir de 2030, no qual consiste em montar um modelo um pouco maior para continuar testando a eficiência do projeto em proporções maiores. Sendo assim, concluídos os testes, estará na hora de começar a construir a usina em tamanho real para conseguir concluí-la antes de 2050.

Fonte: Exame

simulador de custos energia solar fotovoltaica
simulador de custos energia solar fotovoltaica

LEIA TAMBÉM: BRASIL INAUGURA SUA PRIMEIRA USINA SOLAR FLUTUANTE NA BAHIA.

Gostaria de zerar sua conta de energia? Então entre em contato conosco pelo whatsapp: 31 9 8643 0268

Ou faça a sua simulação clicando aqui