fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
Energia solar utilizada para purificação da nossa água

Blog

22 de maio de 2018

Como a energia solar pode purificar a água?

Toda vez que falamos sobre energia solar destacamos a importância dela para economizar na conta de luz e para diminuir impactos negativos da produção de energia elétrica para a natureza, principalmente, quando comparados com aqueles efeitos causados pelas fontes de energia convencionais.

Para além disso, como a tecnologia não para de evoluir, cientistas de diferentes partes do mundo, entre eles alguns brasileiros, descobriram formas eficientes de purificar a água com ajuda da energia solar.

Um processo que foi descrito por Aristóteles, há mais de 2000 anos, com os avanços tecnológicos, hoje pode ser desenvolvido e aplicado em lugares onde a água é escassa.

Engenheiros americanos pesquisam sobre uma técnica em que a água potável é produzida com rapidez e muito próxima dos 100% de eficiência.

Nessa mesma linha, pesquisadores brasileiros desenvolveram um equipamento que purifica a água antes dela ser devolvida aos rios. Além deles, muitos outros ainda estão desenvolvendo ou aprimorando as formas de purificar a água.

Essas pesquisas buscam simplificar cada vez mais o uso da energia solar para gerar água potável e, consequentemente, ajudam a salvar e preservar um dos nossos bens mais preciosos e necessários à vida humana — o meio ambiente.

Continue a leitura para conhecer um pouco mais dessas pesquisas!

Engenheiros americanos aprimoram ideias de 2000 anos atrás

Com um papel mergulhado em carbono, a água é absorvida e vaporizada ao se expor esse mesmo papel, dobrado em formato de “V”, à luz do sol. De acordo com o pesquisador da Buffalo School of Engineering, essa técnica é eficiente na produção de água potável e mais rápida que outras, evitando o máximo de desperdício da energia produzida.

Existem espalhados pelo mundo muitos aparelhos que usam o calor do sol para evaporar a água tirando a sujeira da poluição e transformando de novo em água, que dessa vez é limpa e potável. Contudo, as vantagens desta técnica dos engenheiros americanos é a sua simplicidade e a alta eficiência.

Outros americanos também estão investigando formas eficientes de utilizar a luz solar para purificar a água. Entre eles, a empresa Zero Mass Water criou um sistema com placas solares que absorvem a água do ar, evaporam e purificam, removendo os agentes poluentes. A vantagem aqui está no fato das placas usarem a própria energia solar para produzir a energia necessária ao funcionamento do equipamento.

Químicos brasileiros desenvolvem tecnologia para indústrias

O Água Box é um aparelho para purificar a água utilizando a energia solar e pode ser encontrado em Manaus, aqui mesmo, no Brasil. Esse é um sistema que foi desenvolvido pelo pesquisador Roland Vetter (pesquisador do Inpa — Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) e é constituído de placas solares capazes de transformar a água suja e poluída em água potável. Ele é um equipamento simples e compacto, que pesa cerca de 13 kg e pode purificar até 400 litros de água por hora.

Ainda no Brasil, mas dessa vez em Campinas, pesquisadores da área de química da Unicamp também desenvolveram um conversor de energia solar que purifica a água. Nesse projeto, a ideia é limpar a água que será despejada por grandes indústrias nos rios e no mar, evitando assim maior contaminação da água disponível para o uso humano. Esse é um equipamento que converte energia solar em energia elétrica e pode também purificar a água, uma combinação que torna esse processo eficiente em relação a outros.

Energia solar: pesquisadores desenvolvem máquina solar

Mais um país que se destaca entre os muitos que estão desenvolvendo meios de usar a energia solar para purificar a água, principalmente de lugares onde há carência desse bem, é a Suécia. Por lá, um casal empreendedor desenvolveu um kit que recebeu o nome de Greenwater.

Annika Johansson e Greger Nilsson projetaram um equipamento que combina luz ultravioleta com energia solar, tudo isso com o apoio de placas solares. Um equipamento portátil, fácil de ser transportado e que pode ser levado até regiões com baixo desenvolvimento, o kit recebe carga por meio de energia solar e não precisa da eletricidade convencional para purificar e filtrar 600 litros de água por hora.

Apesar da enorme quantidade de água que o Planeta Terra possui, apenas cerca de 3% dela é propícia ao uso humano, enquanto o restante ou é água salgada ou é poluída. Com isso, muitas pessoas precisam recorrer a processos caros para obter água potável e até mesmo acabam usando a água imprópria para uso.

Com todas essas pesquisas já desenvolvidas e outras ainda sendo aprimoradas, encontramos na energia solar uma esperança para que a água limpa possa chegar a todos os cantos do mundo. Enfim, essa é mais uma das vantagens de investir em energia solar!

Quer saber como o sistema de placas solares podem ajudar aí na sua casa ou na sua empresa? Faça um teste no nosso simulador!

Medidor de energia