fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
Como zerar a conta de energia?

Blog

6 de fevereiro de 2019

Como zerar a conta de energia?

zerar sua conta de energia

Zerar a conta de energia de forma sustentável, um sonho perfeitamente realizável.

Os altos valores da energia nossa de todo dia cobrada pelas concessionárias são motivo de muita insatisfação por seu peso significativo nas contas do mês. Mas essa história pode mudar graças a uma maneira sustentável de obtenção de energia, por meio de fontes renováveis e alternativas que têm conquistado os brasileiros, a solar.

A localização do Brasil no globo terrestre, privilegiada pelo volume de radiação solar que incide sobre o território brasileiro, favorece grandemente o aproveitamento dessa energia. Segundo o Atlas Solarimétrico da Cepel, 2300 quilowatt a cada hora hora por metro quadrado (kWh/m²).

Zerar a conta de energia com energia limpa

Esse sistema de energia renovável, mesmo com os incentivos de sua utilização, ainda é pouco conhecido entre os consumidores e pessoas que têm interesse em se beneficiar desse recurso, seja para residência ou para empresa.

Mas vale muito a pena entender sobre como funciona a alternativa de geração de energia que não depende de reservatórios de usinas hidrelétricas que, por sua vez, dependem de um grande volume de chuvas para alimentar suas represas.

Principalmente, pelo excesso de sol próprio de um país tropical. Entre as dúvidas mais recorrentes, estão o sistema de funcionamento, custo de instalação, a relação custo\benefício, onde encontrar empresas que trabalham com a instalação do sistema.

O sistema de energia solar, também conhecido como fotovoltaico, é montado a partir de um kit com elementos que respondem pela captação da energia solar e faz a sua conversão em eletricidade.

A energia gerada por esse sistema pode ser empregada no abastecimento de redes elétricas em grandes volumes, como ocorre em usinas solares do setor energético comercial. O sistema pode ainda gerar energia em menor escala, para alimentar residências, para uso doméstico.

Outro sistema de geração de energia, além do solar, existe o de energia térmica aplicada no aquecimento de água. Também nesse caso, a fonte de energia é a radiação solar. Os elementos que compõem os sistemas de energia solar fotovoltaica são os blocos gerador, o de condicionamento de potência e o de armazenamento, cada um cumprindo funções específicas.

Painel solar, cabos e estrutura de suporte compõem o bloco gerador, enquanto inversores e controladores de carga integram o bloco de condicionamento de potência. As baterias, do bloco de armazenamento, completam o sistema.
O centro do sistema consiste no painel solar fotovoltaico, que comparece no primeiro bloco, com a função de gerar energia. Por meio do painel, a energia solar é convertida em eletricidade.

A quantidade de painéis solares varia segundo a necessidade do volume de energia que é preciso gerar para atender cada residência.

DESCUBRA A SUA NECESSIDADE AGORA PARA ZERAR SUA CONTA DE ENERGIA CLIQUE AQUI

Em relação ao funcionamento do painel solar, o sistema de geração de energia fotovoltaica a partir deles é bem simples e apresenta muitas vantagens, dentre as quais, por se tratar de uma energia limpa, não gerar resíduos para além das placas e não degradar o meio ambiente.

A manutenção dos painéis também é mínima, não requer grandes esforços. Esses painéis que transformam a luz solar em energia elétrica possuem um grupo de células fotovoltaicas que possuem elétrons – partículas de carga negativa que giram em torno dos núcleos dos átomos, que, em contato com a radiação solar, se movem e geram correntes elétricas.

Inspeções periódicas são necessárias para a verificação de poeira acumulada ou outros resíduos que possa provocar interferência no sistema. Nesse sentido, de se manter limpos os painéis, a chuva é importante aliada, por dar conta de manter o painel livre de detritos.

Em raras exceções, quando a chuva não é suficiente, basta a limpeza do painel com um pano umedecido em água com detergente neutro.  Nesse procedimento de limpeza, é fundamental o uso de luvas de borracha e a checagem de fios soltos ou oxidados a fim de se evitar acidentes. A oxidação de fios é comum em regiões de clima úmido e no litoral, onde ocorre a maresia.

Durabilidade dos painéis solares para zerar a conta de energia

Os tamanhos, pesos e tipos de painéis solares variam, mas, geralmente, prevalece a medida de, aproximadamente, um metro quadrado, e o peso de dez quilos. Um painel nessas medidas possuem 36 células fotovoltaicas e é capaz de produzir, em média, 17 volts, e uma potência de até 140 watts.

Geralmente, os modelos encontrados no mercado variam entre cinco até 300 watts de potência máxima, segundo a finalidade de seu uso, e da tecnologia aplicada. Vários painéis fotovoltaicos podem ser instalados e organizados de modos diferentes para trabalhos com diversas variações de sistemas de energia solar.

Em relação à vida útil de um painel solar, é, em média, de 25 anos.  Nesse período, não é necessária manutenção pesada, o que ajuda a tornar o sistema bem prático, mesmo sendo necessária a reparação de alguns outros itens que compõem o sistema.

Esse grupo pode ter uma vida útil maior ou menor se levado em conta o tempo do painel.
Quanto ao retorno do investimento no sistema fotovoltaico, vai depender do quando de energia o imóvel consome. Apesar dessa variação, a o sistema caseiro tem como uma de suas principais características a economia.

Após alcançado o tempo de retorno do investimento, não será mais preciso pagar a conta de energia, que passa a ser gratuita, alcançando a meta de zerar a conta de energia.

Então, a energia solar que passa a se transformar em eletricidade vai zerar a conta de energia e o que era empregado no pagamento da energia convencional pode ser convertido em outros investimentos.

LEIA TAMBÉM: PASSO-A-PASSO: COMO PLANEJAR A INSTALAÇÃO DE PLACAS SOLARES FOTOVOLTAICAS EM SUA EMPRESA

Gostaria de zerar sua conta de energia? Então entre em contato conosco fazendo a sua simulação clicando aqui