fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
8 dicas para economizar no consumo do ar-condicionado - Terra & Sol Energias Sustentáveis

Blog

22 de dezembro de 2017

8 dicas para economizar no consumo do ar-condicionado

O verão chegou e, com  ele o calor! Nesta época o consumo do ar-condicionado aumenta e a conta de luz neste período pode trazer uma surpresa não tão agradável, já que a tendência é que o custo aumente. Para aqueles que ainda não investiram em energia solar, chegou a hora de pensar em economia.

Pensando no seu bolso e nos cuidados com meio ambiente, preparamos este post, com 7 dicas para economizar no consumo de energia do ar-condicionado. Vamos conferir?

1. Instale um sistema solar fotovoltaico

Esta é uma excelente opção para quem deseja economizar energia elétrica. A instalação de um sistema fotovoltaico possui duas vertentes principais de vantagens: ajuda o meio ambiente e seu bolso.

Com a tecnologia é possível ter um desconto até 95% de desconto no valor da sua conta de luz. O dinheiro investido na instalação, apesar de alto, retorna para você (payback) em 5 a 10 anos de uso. O mais incrível é que o sistema fotovoltaico tem até 30 anos de vida útil, ou seja, você ainda tem 20 anos para economizar. Outra vantagem é que a energia solar é limpa e renovável. Portanto, ela não causa impactos ao meio ambiente.


2. Adquira um ar-condicionado possui certificação

Antes de adquirir qualquer produto eletroeletrônico, você deve observar se ele possui o Selo Procel de Economia e Energia. Essa certificação é  coordenada pelo Ministério de Minas Energia (MME)  e Eletrobrás, para ajudar o consumidor a comprar o ar-condicionado certo. O Selo Procel é o que garante que o equipamento é econômico e ao mesmo tempo eficiente.

3. Compre um aparelho com a potência adequada

Você já deve ter ouvido falar de BTUs, que significa British Thermal Unit, em português Unidade Térmica Britânica. Este termo se refere a medida da potência de refrigeração do ar-condicionado necessária para climatizar o ambiente.

Maior capacidade de resfriamento não quer dizer que o equipamento é bom, pelo contrário, seu custo de energia será maior. Por isso, é importante que ao comprar um ar-condicionado você verifique a escala de eficiència energética (AA- ótimo até G- péssimo).

4. Cuide do seu ar-condicionado

Outra forma de economizar no consumo do ar-condicionado seria não obstruir as áreas de ventilação, pois isso dificulta a troca térmica do ar com o gás. Caso isso aconteça, a pressão interna do equipamento será afetada, o que reduzirá a eficiência do ar-condicionado, que precisará trabalhar mais, ou seja, consumir mais energia.

Lembre-se de proteger a parte externa do aparelho, que fica exposta ao sol, mas não bloqueie as grades de ventilação. Evite os raios de sol no ambiente, fechando as persianas e cortinas.

5. Controle a temperatura do ar-condicionado

Não deixe seu aparelho no frio máximo, pois o equipamento será forçado a trabalhar muito mais para resfriar o ambiente. Para diminuir o consumo do ar-condicionado preciso regular o termostato adequadamente entre 20º e 23º.

Nem frio e nem recebendo o calor do sol. A regra é clara: os extremos não vão te ajudar a economizar na conta de luz. As duas opções fazem com que o aparelho trabalhe mais, o que consequentemente aumenta o custo da energia elétrica.

6. Deixe o ambiente fechado

Caso o cômodo onde o ar-condicionado fica não estiver fechado, o funcionamento do equipamento será afetado, pois haverá troca de calor com ambiente externo. Dessa forma, o aparelho vai ter que trabalhar mais para esfriar o ambiente, consequentemente, vai aumentar o consumo de energia.

7. Limpe os filtros

Não se esqueça de manter os filtros do ar-condicionado limpos. Se eles ficarem sujos vai dificultar o equipamento a trabalhar mais. Todos os aparelhos pedem manutenção e limpeza periódica, assim eles podem funcionar normalmente.

8. Evite de ficar intercalando o botão ON/OFF a todo momento

Lembre-se de desligar o aparelho quando não tiver ninguém no ambiente. Porém, se ausência for rápida deixe o aparelho ligado, pois ficar mudando de função acaba consumindo ainda mais energia.

Se ficar ligando e desligando o aparelho toda vez que entra e sai do cômodo vai atrapalhar Ficar ligando e desligando o ar toda vez que entra ou sai de um ambiente, não é recomendável quando se fala em eficiência energética. Geralmente, quando isso ocorre, toda a climatização do espaço se perde. Quando o ar-condicionado é ligado, o processo tem que começar de novo, ou seja, será preciso mais potência, o que aumenta o consumo de energia.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe o conteúdo nas redes sociais e ajudar seus amigos a economizar no consumo do ar-condicionado.