fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
Energia Fotovoltaica: o que é e como funciona - Terra & Sol Energias Sustentáveis

Blog

17 de julho de 2017

Energia Fotovoltaica: o que é e como funciona

A energia solar, que por muitos anos foi apontada como uma das fontes de energia renováveis do futuro, já é realidade em diversos lugares.

placa fotovoltaica

A energia fotovoltaica, que por muitos anos foi apontada como uma das fontes de energia renováveis do futuro, já é realidade. Principalmente no Brasil, um lugar privilegiado para o uso dessa tecnologia.

A energia solar é aproveitada no uso de um sistema de placas que absorvem a energia do sol e a transformam em calor ou eletricidade.

Provavelmente isso não é nenhuma novidade para você, leitor. Portanto, para não ficarmos superficiais demais, vamos nos aprofundar para esclarecer alguns pontos importantes sobre o funcionamento desse sistema.

Tipos de Sistemas

Como dissemos anteriormente, o sistema de placas pode ser utilizado para gerar energia térmica ou elétrica. São dois os tipos de sistema, conforme abaixo:

Sistema Solar Térmico

Esse sistema é utilizado para aquecimento da água. É composto por um reservatório térmico que induz a passagem da água pelos coletores solares, que são as placas que absorvem o calor do sol e esquentam a água. Aquecida, essa água volta ao reservatório térmico que conserva a sua temperatura e abastece a sua torneira ou chuveiro.

Sistema Solar Fotovoltaico

Já esse sistema, é conectado à rede de energia e utilizado para suprir a demanda energética do ambiente. Essa placa é composta por células solares feitas de materiais semicondutores como o silício, sendo chamadas de células fotovoltaicas.

No momento que a luz do sol, composta de partículas chamadas de fótons, entra em contato com os átomos de materiais semicondutores, os elétrons se movem e geram energia.

(De quebra, além de aprender como funciona, ganhou uma revisão da aula de química do Ensino Médio).

O sistema solar energético é ainda composto por um inversor solar conectado aos painéis. Ele é responsável por converter a energia solar em energia alternada. Depois dessa conversão, ela pode ser usada para alimentar qualquer aparelho que demande eletricidade, como televisor, ar-condicionado, lâmpadas, eletrodomésticos, entre inúmeros outros.

BOM, MAS E O QUE ACONTECE QUANDO NÃO FAZ SOL?

Pergunta válida, uma vez que sem a luz do sol não há geração de energia. O que acontece então?

A energia que “sobra”, ou seja, aquela que é gerada e não consumida vai para a rede elétrica e se transforma em “créditos de energia” para ser utilizado à noite ou em dias chuvosos. Em breve, explicaremos como funciona esse sistema de créditos.

EM SUMA..

O funcionamento da energia solar não tem nada de complexo, mas é bastante curioso e, acima de tudo, traz economia para seu bolso e benefícios incalculáveis ao meio ambiente.

Semanalmente iremos falar sobre energia solar e cobrir todas as informações para que você se torne um expert no assunto e, claro, um adepto desta fonte de energia renovável.

Esperamos ter esclarecido algumas dúvidas e nos colocamos à disposição para mais informações. Entre em contato conosco.