fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
Energia solar: sua empresa está pronta para investir?

Blog

31 de agosto de 2018

Sua empresa está pronta para investir em energia solar?

energia solar

É comum encontrar empresários que acreditem que o investimento em energia solar é algo complexo. Isso acontece porque muitos deles ainda não entenderam muito bem como o sistema funciona e, principalmente, as vantagens que ele pode proporcionar para a empresa.

Além de ser uma opção na redução de gastos com a conta de luz, o fato de a placa solar captar a radiação do sol e a transformar em energia limpa e sustentável chama a atenção dos consumidores, que estão cada vez mais em busca de empresas preocupadas com o meio ambiente.

O mundo do negócios é competitivo e a busca por eficiência exige dos gestores a aplicação de estratégias para reduzir custos e ganhar espaço. Diante dos altos preços cobrados pelas concessionárias, investir em outras alternativas acaba sendo mais que um diferencial, tornando-se essencial.

Já imaginou um sistema que permita sua empresa gerar a própria energia? Isso é possível com a instalação de placas solares! Mas, a sua empresa está pronta para investir? Continue a leitura e descubra.

Como as empresas enxergam o sistema de placas solares?

A redução de gastos é sempre uma pauta nas empresas, assim como a energia elétrica está entre os principais insumos, independentemente do serviço prestado. Em pesquisa divulgada pelo Portal da Indústria, 93% das empresas sentiram o aumento da conta de luz nos últimos anos, com impacto significativo em 35% dessas empresas.

Dentro dessa realidade, as empresas procuram investir em ações de conscientização quanto ao uso de energia elétrica, mas a busca pela placa solar ainda é pequena se comparada com a geração residencial, que é responsável por 79% dos sistemas de energia solar instalados.

Contudo, as atitudes educativas nem sempre são suficientes para uma diminuição significativa na conta. Há alguns anos, o custo dos equipamentos era um empecilho na adoção do sistema por empresas, porém, o cenário vem mudando graças a incentivos governamentais, que são cada vez mais comuns, além do aumento da confiança dos empresários em relação às vantagens da placa solar.

Medidor de energia

Quais as vantagens de implementar um sistema de energia solar em empresas?

Para começar, a energia solar fotovoltaica é uma fonte de energia limpa e renovável, em outras palavras, ela não utiliza meios poluentes como o carvão, por exemplo. Além do mais, o Brasil é um dos países com maior índice de irradiação solar do mundo e tem um potencial gigantesco para a produção da energia solar.

Neste sentido, uma empresa que opta por um sistema de placas solares está contribuindo com a natureza — um ponto positivo no mercado atual. As empresas comprometidas com o meio ambiente tendem a ser melhores avaliadas pelos consumidores que buscam marcas inovadoras e sustentáveis.

Como vimos, há também uma necessidade de redução na conta de luz. Assim, a placa solar aparece como um meio de as empresas gerarem a própria energia, diminuindo a dependência em relação a concessionário e seus altos valores de tarifas e taxas. Dependendo da quantidade de painéis solares instalados é possível ter uma economia de 95%.

A responsabilidade socioambiental acaba tendo efeitos positivos entre os colaboradores da empresa. Eles se sentem mais motivados por fazerem parte de uma instituição que pensa além do produto e serviço, pensando também na construção de bons valores.

Por que a sua empresa está pronta para investir em energia solar?

Se até agora você não está convencido de que sua empresa está pronta (e deve) investir em energia solar, ainda temos outros bons argumentos para você! Existem uma série de fatores que estão motivando a implantação de sistemas de energia solar na empresa. Além do diferencial competitivo, graças a baixa do custo da conta de luz, a margem de retorno também aumenta.

O aspecto financeiro é importante e com a baixa no preço dos equipamentos nos últimos anos, a instalação da placa solar ficou mais perto da realidade de pequenas e médias empresas. O payback é o tempo necessário para pagar o custo da instalação. Depois desse período, o equipamento passa a dar lucro.

Para fazer o cálculo divide-se o custo total do investimento pela economia gerada mensalmente. A variação de tarifas e a qualidade do produto instalado também podem interferir no resultado do payback. O tempo médio de retorno do investimento fica entre 5 e 8 anos, para um produto que dura entre 25 e 30 anos, serão mais de 15 anos de lucro.

Vale ressaltar que é necessário avaliar cada caso em particular, por isso, entre em contato com a gente e veja como podemos ajudar a sua empresa a reduzir gastos!