fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
Placas de energia solar e Mapa de calor do Google

Blog

12 de abril de 2018

Mapa de calor do Google: saiba se a energia solar é uma opção viável para sua casa

A energia solar é uma das mais interessantes e promissoras fontes de energia descobertas nos últimos anos. Graças à instalação de placas solares em prédios, residências e até mesmo em fazendas situadas em locais antes tidos como áridos e estéreis tem sido possível gerar energia suficiente para abastecer pequenas cidades e centros comerciais de distritos espalhados ao longo de todo o Brasil.

Para o consumidor comum, a energia solar tem se tornado uma alternativa muito interessante à tradicional geração hidrelétrica, já que permite uma alternativa sempre constante, no caso de racionamentos, além de representar uma economia, já que o excedente produzido por sua casa, e não utilizado, pode ser revendido para a concessionária.

Mas, assim como no caso da energia vinda da água, a energia solar requer alguns critérios para que seja considerada viável. Antes de instalar as placas solares é preciso descobrir se a região onde você mora recebe uma boa incidência de raios solares tendo, assim, a capacidade geradora necessária para fazer o sistema funcionar.

Ficou interessado no tema, mas não sabe onde conseguir mais informações? Fique tranquilo. Elaboramos um texto onde buscaremos responder a essas e outras perguntas que irão direcioná-lo a tomar a melhor decisão sobre a forma de energia que abastecerá sua casa.

Mapa de calor

O Google, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, entendendo a importância da energia solar como fonte de abastecimento do futuro, desenvolveu uma tecnologia que pode ajudar você, pequeno consumidor, a descobrir se o lugar onde vive é capaz de gerar a energia suficiente para que um sistema fotovoltaico funcione plenamente.Trata-se do Mapa de calor.

Nesse mapa, batizado de Projeto Sunroof, o sistema mede quanta energia solar o telhado de uma residência recebe, de acordo com uma determinada quantidade de placas solares que sejam instaladas no local. Esse cálculo é feito de forma bastante simples: por armazenar em seu banco de dados as imagens de inúmeros imóveis em todo o mundo, basta digitar o endereço do interessado que a ferramenta lhe dará a informação.

 

Em cidades localizadas, principalmente, na região nordeste e em pontos do sudeste brasileiro, conhecidos por suas altas temperaturas, ter esse tipo de informação ajudará a posicionar as placas solares em pontos onde sua eficácia será ainda maior, garantindo assim o abastecimento de pequenas comunidades.

Saber quanto sol sua casa recebe o ajudará a tomar a decisão se esse tipo de tecnologia é ou não viável, afinal a conversão requer não apenas a compra das placas solares, como também a contratação de mão de obra especializada, estudos de viabilidade e a instalação do equipamento, além de algumas adaptações em sua casa para que tudo funcione adequadamente, sem riscos à sua segurança ou aos seus equipamentos.

Vantagens financeiras do uso da energia solar

Além de mostrar se sua casa é capaz de gerar uma boa quantidade de energia solar, a plataforma do Google mostra, ainda, quanto dinheiro você pode economizar caso decida alterar a fonte de abastecimento elétrico de sua residência.

Como ele consegue tal informação? Simples. Entre as informações armazenadas no banco de dados do Google está o preço da energia cobrado pela distribuidora que atende a região onde você vive.

Então, de posse destas informações, ao fornecer seu endereço no sistema, a ferramenta mostra não apenas quanto de energia você pode economizar fazendo a conversão como também o impacto financeiro desta decisão.

Além disso, o Google indica empresas que fazem a instalação das placas solares na região onde você vive. Esses dados podem representar uma enorme economia no final do mês, além de ajudá-lo a decidir se a energia solar é para você e também a como se preparar para mudar sua forma de consumir energia.

Desvantagens do mapa de calor

Como todas as coisas na vida, o mapa de calor desenvolvido pelo Google tem seu ponto negativo. Qual? Está disponível apenas para usuários que vivem nos Estados Unidos. Mas calma, isso não significa que você deva desistir do sistema de energia solar e viver conformado, pagando altas tarifas à sua concessionária de energia.

Em nosso portal você conseguirá simular o custo da instalação das placas solares de acordo com a região onde você vive, a estrutura de seu imóvel e também o retorno financeiro que você receberá convertendo sua forma de geração de energia.

Utilizar a energia solar compensa?

Apesar dos inúmeros benefícios para o bolso e para a natureza, algumas pessoas ainda tem dúvidas quando se trata da viabilidade da instalação de placas solares, e do uso dessa tecnologia para sua realidade.

Por isso, antes de trocar sua fonte de geração de energia e substituir diversos equipamentos, é essencial que você entre em contato com profissionais qualificados, que poderão não só fazer um bom orçamento, como indicar se sua residência tem a estrutura adequada para receber as placas solares e começar a geração.

Em nosso portal você encontrará instrumentos para entrar em contato com esses profissionais e avaliar as condições de seu imóvel para essa nova realidade. Agora, quanto à pergunta se a energia solar realmente compensa, a resposta sem dúvidas é sim.

Ao contrário das fontes hidrelétricas ou mesmo térmicas, que utilizam fontes finitas para que a energia seja criada, o sol deve permanecer iluminando e aquecendo nosso planeta por bilhões de ano mais, garantindo energia suficiente para abastecer nossas cidades por séculos.

A energia solar é uma fonte limpa, que não deixa qualquer resíduo ao ser criada e que, daqui a pouquíssimo tempo, poderá ser armazenada, ao contrário da fonte tradicional de geração de energia.Outra vantagem da energia solar em comparação às fontes tradicionais é seu alcance. Por não depender da água, ela pode alcançar localidades remotas, costumeiramente castigadas pela seca, e que não recebem a estrutura adequada das autoridades tradicionais.

Quer saber mais sobre energia solar, placas e temas relacionados à conversão energética? Continue acessando nosso site para conferir as últimas novidades sobre o tema.