fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
Cinema itinerante movido a energia solar

Blog

15 de junho de 2018

Cinema itinerante movido a energia renovável e limpa: a energia solar!

Cinema itinerante

Se você já viu “De volta para o futuro” provavelmente está pensando que isso é coisa de filme. Imagine um cinema viajando pelo Brasil afora apenas movido a energia renovável e limpa? Calma, você não precisa criar um carro que viaja pelo tempo! Talvez nem o seu amigo mais protetor da natureza tenha imaginado algo assim. Ah, mas alguém pensou nisso!

Esse não é mais um sonho distante, até porque carros movidos a energia solar já são uma realidade. Há alguns anos, na Holanda, e desde o ano de 2013, no Brasil, projetos desse tipo vêm sendo desenvolvidos. Dessa forma, o cinema itinerante movido a energia solar também passou a ser uma opção de entretenimento na América do Sul.

O mais legal é que a ideia vai além da diversão, em uma mistura de arte, sustentabilidade, aprendizagem e entretenimento, o CineSolar é uma estação móvel que exibe filmes, promove oficinas artísticas e leva informação e conhecimento para lugares onde a sétima arte dificilmente chegaria.

Os carros são equipados com placas solares que convertem a energia solar em energia elétrica, possibilitando a exibição dos filmes e apresentações artísticas variadas. Dentro dessa perspectiva, os filmes, que são produções brasileiras, tratam de temáticas relacionadas ao meio ambiente e à sustentabilidade.

Além disso, os espectadores também interagem de diversas maneiras com o conteúdo “carregado” por essas vans movidas a energia solar. Ficou curioso? Continue a leitura e descubra tudo sobre esse cinema itinerante brasileiro — renovável e sustentável!

medidor
medidor

Onde o cinema movido a energia renovável pode chegar?

Ir no cinema já é algo de bom grado para os brasileiros, porém nem sempre a grande arte chega a todas as cidades. Até mesmo nos grandes centros, alguns pontos são menos agraciados com salas de exibição tradicionais.

Isso vem mudando desde que os idealizadores do Cinesolar se inspiraram em um grupo holandês, que também é um dos apoiadores do projeto aqui no Brasil. A agência e produtora cultural Brazucah em parceria com a Associação Cultural Simbora e a Semearte Production contou com diversos apoios de empresas e do governo.

Esse incentivo aconteceu porque a proposta é mais que fazer um cinema itinerante. Já que, com o uso de energia renovável e limpa eles levam para o público filmes que tematizam a importância de proteger o meio ambiente das ações negativas humanas.

Como funciona o cinema itinerante?

As placas solares no teto dos veículos captam a energia solar que é revertida em elétrica, sendo utilizada desde na locomoção dos veículos até nas atividades propostas pelo projeto. As vans também possuem uma bateria que armazena energia que poderá ser utilizada depois, podendo chegar a até 20 horas de uso.

Outras coisas também são levadas dentro dos carros, entre elas: cadeiras, telas, sistema de projeção e som. O cinema itinerante também se preocupa com o que ele vai deixar para as pessoas pelos lugares por onde ele passa. Por isso, em suas unidades você também vai encontrar: equipamentos e cabine de DJ com sistema de som e um estúdio de TV.

Qual o objetivo do Cinesolar?

Uma maneira de pensar e fazer a sustentabilidade aliada a diversão e aquisição de conhecimento, o cinema itinerante movido a energia renovável busca resgatar a cultura e o pensamento crítico sobre a realidade da natureza, exibindo filmes que focam na temática do meio ambiente.

A ideia de aproveitar um filme ao ar livre também motiva muitas pessoas a participarem das sessões de cinema do projeto. Reforçando a proposta de difundir a cinematografia brasileira por todos os cantos do país.

Os filmes são exibidos em aldeias indígenas, zonas periféricas e até mesmo em cidades onde a energia elétrica não chega. Além disso, todo mundo pode participar, desde crianças até os idosos.

O que você pode aprender com o cinema movido a energia solar?

Nas vans, o grafite do índio que idolatra a natureza e pensa no futuro chamam a atenção para a importância de resgatar o pensamento crítico quanto a sustentabilidade.

Durante a estadia do Cinesolar, você vai fazer eco-grafite com tintas produzidas por meios naturais como o café e a beterraba. Vai ter artista animando a galera com músicas e danças. O público vai aprender a fazer batuques com material reciclável e aprender a tocá-los nas oficinas de música.

Além de tudo isso, também tem um momento para entender o funcionamento do carro que é todo movido a energia solar e, para completar, uma oficina de produção de vídeos, que dá ao público a oportunidade de produzir seus próprios filmes, que serão exibidos na sessão de cinema.  

Com o uso de energia renovável e limpa já foi possível superar as barreiras de mais de 1000 kW de economia. Assim, mais de 400 sessões já foram realizadas e mais de 70 mil pessoas tiveram a oportunidade de presenciar a realidade do cinema itinerante movido a energia solar.

Você também pode aproveitar as vantagens da energia solar na sua casa. Quer saber quanto você pode economizar com um sistema de placas solares fotovoltaico? Faça o teste em nosso simulador!