fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
A valorização de um imóvel com sistema de energia solar fotovoltaica - Terra & Sol Energias Sustentáveis

Blog

23 de março de 2018

A valorização de um imóvel com sistema de energia solar fotovoltaica

Diante da crise energética mundial, a tendência é que os investimentos em fonte alternativas aumente cada vez mais isso. Atualmente, um imóvel com que tenha um sistema de energia solar fotovoltaica é mais valorizado do que os demais.

Preparamos este post, para que você saiba como a instalação de um sistema de energia solar fotovoltaica pode valorizar seu imóvel. Acompanhe!

Crescimento do mercado

Para entedermos a razão dos imóveis serem valorizados por terem instalação de sistemas fotovoltaicos no imóvel. Vale a pena ressaltar como esse mercado está em ascendência. De acordo com as pesquisas divulgadas pela International Energy Agency (IEA), a energia solar é a fonte energética que mais cresce no mundo.

No Brasil, o mercado desse setor também está favorável para investimento, segundo dados do Ministério de Minas e Energia (MME), em 2016, o país fechou o ano com apenas 81 MWp de sistemas de geração de energia solar instalados, ou seja, cerca de 0,05% da capacidade total do país.

Já em 2017, o Brasil teve sua marca histórica 1,1 Gigawatts (GW) de potência em tecnologia fotovoltaica. Com esse número, a partir de 2018, o país passou a fazer parte do Clube Gigawatt, ficando entre os 30 maiores investidores do mundo em geração de energia solar.

Como podemos observar a instalação de sistemas fotovoltaico é uma realidade que está dando certo tanto no Brasil, quanto no mundo. Por isso, o números de instalações em residências, indústrias, empresas, estacionamentos e agronegócio, têm sido cada vez mais valorizadas.  

Sustentabilidade e mercado

A energia solar é uma fonte limpa e renovável, ou seja, não causa impactos ao meio ambiente. Por isso, um imóvel que tenha a instalação de um sistema fotovoltaico com selo “verde” de sustentabilidade, chama atenção da população consciente e ecologicamente correta.

Segundo a pesquisa da ONG  Green Building Council (GBC), após a instalação de um sistema de energia solar em um imóvel, ele passa ser valorizado em até 30%.

Um estudo realizado pelo Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, mostra uma valorização entre 3% a 6% nas residências com geração de energia solar fotovoltaica.

Os valores são variados, mas como o mercado de energia solar está crescendo pelo mundo, a tendência é que os imóveis que tenham sistema fotovoltaico sejam mais valorizados na hora de fazer negócio.

Economia 

Muitas pessoas estão à procura de empresas que façam instalação de um sistema fotovoltaico. A questão da vantagem aqui é muito simples: entre economizar nas contas de energia em até 95% e pagar o preço total, o que você preferiria? É mais provável que todos desejem reduzir os gastos.

O retorno do investimento feito para geração de energia solar, retorna para o bolso do contribuinte em torno de 4 e 10 anos — tudo vai depender do tamanho do projeto e do consumo. Placas solares fotovoltaicas tem em média 30 anos de vida útil, ou seja, você aproveita por mais duas décadas o desconto nas contas de luz.

Além disso, a manutenção dos equipamentos é mínima. Tornando o investimento algo altamente lucrativo.

Agora que você já sabe como valorizar ainda mais seu imóvel. Procure um empresa confiável e faça um orçamento.

Gostou do nosso post? Quer receber mais conteúdos sobre energia solar? Acompanhe nosso blog!