fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
As vantagens de investir em energia solar fotovoltaica na indústria - Terra & Sol Energias Sustentáveis

Blog

17 de janeiro de 2018

As vantagens de investir em energia solar fotovoltaica na indústria

Muitas pessoas ao pensarem em energia solar fotovoltaica imaginam projetos em residências e empresas de pequeno porte. Entretanto, o uso dessa fonte em indústrias é uma opção totalmente palpável e que está crescendo, seja por fatores econômicos e/ou ambientais.

A energia solar fotovoltaica pode ser aplicada em diversos setores industriais. O sistema pode ser instalado em locais que tenham acesso aos raios solares e onde tenha espaço para os demais equipamentos, como inversores fotovoltaicos.

São inúmeras as vantagens de investir em energia solar fotovoltaica na indústria, apresentamos 6 delas neste post. Acompanhe!

1. Retorno do investimento

Muitos ainda pensam que o preço de um sistema fotovoltaico não compensa a economia de energia elétrica. Isso só acontece se você espera receber o retorno do investimento de imediato.

O valor da instalação só volta para você (payback) após no mínimo 4 anos. No entanto, a duração de um módulo fotovoltaico é de até 30 anos. Tirando o custo da manutenção que é relativamente baixo, você terá aproximadamente mais 20 anos de economia. Ou seja, o valor do retorno pode chegar a ser até cinco vezes maior do que foi investido.

2. Sistema sem ruído

Diferente da energia eólica, a geração de energia solar não apresentam ruídos ou partes rotativas. Independente do tamanho ou do local do projeto (residência, comércio, indústria e agronegócio), você pode ficar tranquilo quanto ao barulho, pois o sistema fotovoltaico é silencioso.

3. Fonte renovável

Diante da crise energética que atinge o mundo, as tarifas de conta de luz estão cada vez mais caras. Além disso, grande parte geração de energia tem causado diversos impactos ao meio ambiente. Sendo assim, a energia solar fotovoltaica surge como uma alternativa sustentável e eficiente para a indústria.

A geração de energia solar é limpa e contribui para a redução da emissão de combustíveis fósseis e poluentes, como o CO2 — um dos responsáveis pelo aquecimento global.

Além disso, seu uso contribui para diminuir a exploração de fontes energéticas não renováveis, ou seja, que tem vida útil. O sol é uma fonte inesgotável e nasce para todos.

Vale ressaltar, que não é preciso ter somente dias ensolarados para  viabilizar a geração de energia elétrica. A produção fotovoltaica é feita por radiação difusa, o que assegura que mesmo em dias nublados e chuvosos o sistema funcione.

4. Boa imagem

A energia solar fotovoltaica é obtida através de um processo ecologicamente correto, que não afeta o meio ambiente. Uma indústria que possui um sistema de geração de energia sustentável agrega boa imagem a sua marca, fazendo uma propaganda de empresa responsável.

A sociedade está ciente dos problemas ligados ao ecossistema, como desmatamento, efeito estufa, aquecimento global e extinção de espécies. Por isso, o investimento da indústria em energia solar vai impactar os consumidores de forma positiva. A população quer apostar em marcas sustentáveis.

5. Rápida instalação

A maioria dos projetos e obras dentro de uma indústria demandam muito tempo. Já no sistema fotovoltaico tudo acontece de forma rápida. O primeiro passo é agendar uma visita para que os profissionais (engenheiros eletricistas e técnicos) possam avaliar sua indústria e pensar no projeto.

Depois que a empresa contratada apresenta o orçamento e o contrato for fechado, o processo acontece rapidamente. O sistema solar fotovoltaico é muito fácil de ser instalado, não precisa de reformas no local.

6. Instalação em áreas remotas

A energia solar fotovoltaica possui duas categorias: on-grid e off-grid. A segunda opção é uma ótima alternativa para quem precisa  instalar o sistema em regiões isoladas onde não se tem rede elétrica, pois o off-grid é independente das distribuidoras de energia.

7. Redução de perdas

O que eu faço se a quantidade de energia produzida for maior do que meu consumo mensal? No sistema fotovoltaico a micro ou mini geração distribuída contribui para a redução das perdas por transmissão e distribuição.

Se o consumo acontece durante o dia serão usados os painéis fotovoltaicos. No período da noite ou quando faltar energia na indústria, o excedente gerado pelo sistema fotovoltaico on-grid ou off-grid será reutilizado.

No sistema on-grid o excesso é passado para a rede distribuidora, que dá créditos de energia. Este saldo pode ser usado como créditos por até 36 meses. No sistema off-grid a energia gerada fica armazenada em baterias e também podem ser usadas.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o autoconsumo remoto só é possível caso o imóvel tenha o nome do mesmo titular e fique localizado na mesma área de atendimento da concessionária ou cooperativa que distribui energia elétrica.

Agora que você já sabe quais são as vantagens de investir em energia solar fotovoltaica na indústria, faça uma simulação no site e consulte nossos consultores para conhecer os serviços da Terra & Sol.