fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
6 curiosidades sobre energia solar fotovoltaica - Terra & Sol Energias Sustentáveis

Blog

23 de janeiro de 2018

6 curiosidades sobre energia solar fotovoltaica

A busca por energias alternativas para poupar o meio ambiente é mundial, isso fez com que os incentivos ao uso de energia solar só aumentassem. Estudos feitos pela  Agência Internacional de Energia (IEA) preveem, que até 2050, 11% da oferta de energia elétrica mundial será proveniente da luz solar, o que é equivalente a cerca de 5 mil Terawatt-hora (TWh). No Brasil, estima-se que 18% dos imóveis seja por geração de energia solar fotovoltaica (8,6 TWh).

Como foi possível observar nos dados da IEA, a tendência é que mais pessoas invistam no sistema de energia solar. Esta é uma opção sustentável e econômica. Quer saber mais sobre energia solar fotovoltaica? Confira 7 curiosidades no post!

1. Como tudo começou

No século XIX, o francês Alexandre Edmond Becquerel ao fazer experimentos com eletrodos, pode observar —pela primeira vez registrada na história — o efeito fotovoltaico.  O físico foi reconhecido como o criador da energia solar em 1839.  

Após a descoberta, o efeito fotovoltaico foi visto como uma tecnologia futurista.  Por muitas décadas, acreditava-se que uso da energia solar se restringiria as pesquisas científicas. Ou seja, não seria utilizada de uma maneira geral.

Em 1923, com os avanços da tecnologia e estudos de grandes cientistas, como Albert Einstein, a energia solar passou a ser considerada uma forma de gerar energia limpa. Na década de 1954, o químico dos Bell Laboratories, Calvin Fuller desenvolveu a dopagem de silício. Após o experimento, ele contou com a ajuda do físico Gerald Pearson para melhoramentos. Pearson percebeu que a mostra possuía um comportamento fotovoltaico e compartilhou a descoberta com Daryl Champ.

As primeiras tentativas de se fazer uma célula fotovoltaico não deram certo. Foi então, que Fuller teve a ideia de dopar silício com arsênio e depois com boro, assim ele obteve células com eficiência. A primeira célula solar foi apresentada no dia 25 de abril de 1954, na reunião da National Academy of Sciences, na cidade de Washington.

2. Telhado Solar sem Painel

A geração de energia limpa e renovável ganhou mais uma tecnologia em sustentabilidade, são as telhas fotovoltaicas. Após mais de quatro décadas sendo comercializado somente placas solares, o mercado fotovoltaico se desenvolveu e assim a empresa Tesla criou as telhas solares.

Esta nova tecnologia é capaz de transformar o telhado de um imóvel em gerador de energia solar. Pensando no estilo arquitetônico do telhado, os consumidores tem se mostrado satisfeitos. O preço ainda é superior ao das placas solares, mas cada vez mais surgem pessoas interessadas em adquirir as telhas que geram energia.

3. Competição de carros solares

World Solar Challenge traduzindo para o português Desafio Solar Mundial é uma corrida de carros solares que acontece de dois em dois anos na Austrália. A competição acontece na Austrália há mais de 20 anos. Sua criação foi com intuito de incentivar pesquisa e experimentos em energia solar.

Na corrida os pilotos devem percorrer mais de 3.000 km no deserto de Darwin a Adelaide. A competição dura cerca de 8 dias e atrai equipes de todo lugar do mundo. A maior parte dos competidores são financiadas por universidades, empresas ou até mesmo escolas de ensino médio, que buscam incentivar o uso de energias alternativas. 

4. Rali de barcos movidos a energia solar

Desafio Solar Brasil é um rali de barcos movidos à geração de energia solar fotovoltaica. O evento é uma realização do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social/ (NIDES), da Universidade Federal do Rio de Janeito (UFRJ), em parceria com Laboratório de Fontes Alternativas de Energia da UFRJ (Lafae) e com o curso de Engenharia Mecânica da UFRJ de Macaé.

A competição, que acontece no Rio de Janeiro, tem o objetivo de estimular o desenvolvimento nos estudos e pesquisas em novas tecnologias sustentáveis, como a solar.

O Desafio Solar Brasil  teve o incentivo  Frisian Solar Challenge, que acontece a cada dois anos na Holanda. O evento europeu possui em sua maioria embarcações movidas a energia solar. Durante o rali, os participantes percorrem pelos canais cerca de 220 km, passando por 11 cidades localizadas na região de Frísia, norte da Holanda.  

Após a participação de uma equipe brasileira na competição na europa, os holandeses deram um prêmio de incentivo e apoio para a realização do rali no Brasil. A primeira edição do Desafio Solar aconteceu em 2009 e desde então o evento é realizado anualmente pela UFRJ.

5. Celebridade investe em energia solar fotovoltaica

Com 23 anos de carreira, Gisele Bünchen foi durante 15 anos consecutivos a modelo mais bem paga do mundo. Símbolo de beleza e elegância, Gisele é engajada nas causas ambientais.

A mansão da modelo localizada no bairro de Brentwood, em Los Angeles, possui placas fotovoltaicas para  geração de energia.  Além de usar uma fonte alternativa, Gisele luta pela preservação da Floresta Amazônica.

6. Projeto Desertec

O projeto Desertec visa instalar módulos fotovoltaicos no deserto africano para geração de energia solar. A proposta é da Desertec Foudation, que também pretende investir em aerogeradores para produção de energia elétrica no Saara. De acordo com a projeção do consórcio, estima-se que em 2050, cerca de 15% de toda energia consumida na Europa virá do projeto.

Quer saber mais sobre energia solar fotovoltaica? Então fique por dentro das postagens no Facebook e Instagram do Terra & Sol.