fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
Energia solar térmica e fotovoltaica: qual a diferença entre elas? - Terra & Sol Energias Sustentáveis

Blog

15 de dezembro de 2017

Energia solar térmica e fotovoltaica: qual a diferença entre elas?

Com a crise econômica e energética, os brasileiros estão cada vez mais preocupadas com as dívidas do cotidiano. Os custos e os impactos ambientais, fazem com que as pessoas pensem em investir em fontes renováveis e limpas, como a energia solar. As placas que recebem os raios solares podem fazer parte de dois sistemas diferentes: térmico e fotovoltaico.   

As duas alternativas são procuradas. Mas, afinal, você sabe quais são as diferenças entre as duas? Leia o artigo e saiba como identificar cada uma delas!

O que é energia solar térmica?

Basicamente, a energia solar térmica é aquela conhecida por aquecer a água dos chuveiros, torneiras e piscinas. Além de ser usado nas residências, o sistema também pode ser encontrado em processos industriais.

Em dias de chuva, os aquecedores usam uma resistência elétrica ou um aquecedor a gás para conseguir atingir a temperatura ideal da água. A alternativa é eficiente, sustentável e consegue reduzir em até 80% nas contas de luz.  

Como é feito o sistema de energia solar térmica?

O processo acontece da seguinte forma: os raios solares aquecem a água, que passa por placas coletoras e fica armazenada no reservatório isolado térmico onde fica o líquido ou o gás. Existem dois tipos principais de coletores: o coletor concentrador, que usa dispositivos para concentrar a radiação solar, ou coletor plano, que são as placas solares.

Essas placas metálicas que recebem a radiação são, na maioria das vezes, de cor preta, que apresenta o objetivo de elevar sua capacidade de absorção da luz. A água aquecida no coletor solar é transferida para um reservatório chamado de Boiler, que é termicamente isolante para manter a água aquecida até o uso.

O que é energia solar fotovoltaica?

Enquanto as placas fototérmicas geram aquecimento, as fotovoltaicas produzem energia elétrica a partir da radiação solar o que permite o abastecimento total de todas as luzes e equipamentos eletrônicos da casa.

Se optar pela energia fotovoltaica, você pode produzir sua própria energia elétrica e estocar o excedente em baterias, no sistema off-grid, ou pode retornar o excedente para a rede elétrica e obter desconto na conta de luz da sua concessionária em sistemas on-grid.

Como é feito a produção de energia solar fotovoltaica?

São utilizados painéis de células fotovoltaicas ou módulos fotovoltaicos feitos de silício. Cada célula fotovoltaica é composta por duas camadas de silício. O painel fotovoltaico é composto por dezenas destas células que convertem a luz solar em energia elétrica.

A camada mais fina da célula é aquela carregada negativamente. Quando atingida pelos raios solares ela tem seus elétrons transferidos para a camada mais grossa que é carregada positivamente. Essa associação de células fotovoltaicas é ligada a uma bateria ou acumulador, que geram a corrente elétrica.

Essa corrente elétrica passa para o inversor fotovoltaico, que é o equipamento que transforma corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA).

Apesar do valor do investimento em energia solar fotovoltaica ainda ser alto, você ajuda o meio ambiente e colabora com o próprio bolso a longo prazo. Confira 10 das vantagens de instalar um sistema fotovoltaico na sua casa:

  1. 25 anos de garantia;
  2. Durabilidade de até 30 anos;
  3. Existem produtos de tecnologia avançada e de qualidade;
  4. Financiamentos bancários;
  5. Financiamento de empresas;
  6. Economia de até 95% nas contas de luz;
  7. Retorno do valor investido em 5 anos para contas de R$ 250 mensais;
  8. Manutenção mínima;
  9. Instalação rápida;
  10. A energia solar fotovoltaica pode ser instalada sem precisar de reforma no imóvel.

Gostou do nosso artigo? Quer saber mais sobre os serviços da Terra & Sol? Entre em contato com a gente e solicite uma visita sem compromisso.