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Estrada de Ferro Minas Gerais-Espírito Santo terá energia solar

Blog

26 de abril de 2019

Estrada de Ferro Minas Gerais-Espírito Santo terá energia solar

Notícia de projeto de ferrovia, que ligará cidade de São Mateus (ES) a Sete Lagoas (MG), deixa mineiros e capixabas muito felizes. O projeto da Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo (EFMES) foi apresentado pela empresa Petrocity, responsável pela nova linha, que é 100% privatizada, bem como pelo governo do Espírito Santo. A construção deve gerar mais de 3 mil empregos em Minas Gerais e aproximadamente mais mil no Espírito Santo, com investimento de R$ 6,5 bilhões.

A previsão é que o empreendimento comece a ser construído em 2021 e seja finalizado em 2025.

A nova ferrovia terá 553 km, e estão planejadas cinco Unidades de Transbordo e Armazenagem de Cargas (Utacs) em Barra de São Francisco (ES) e nos municípios mineiros de Governador Valadares, Itabira, Confins e Sete Lagoas.

Projeto ferrovia - Minas Gerais | Espirito Santo
Projeto ferrovia – Minas Gerais | Espirito Santo

Uma das metas do projeto é que a EFMES utilize alta tecnologia, nos vagões e locomotivas com energia solar e elétrica nos escritórios do empreendimento. Os trens também devem ser equipados com monitoramento remoto e piloto automático.

O presidente da Petrocity destaca que este projeto deverá usar quatro modais de transporte: aquaviário, ferroviário, rodoviário e aeroviário, com integração ao aeroporto internacional de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte.

O projeto para a Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo foi protocolada junto à Empresa de Planejamento e Logística, ligada à Presidência da República e responsável pelo Plano Nacional de Logística (PNL).

A ferrovia está ligada a um super empreendimento, o Centro Portuário São Mateus (CPSM), também da Petrocity, onde serão investimentos R$ 3,1 bilhões e cujas obras deverão começar ainda em 2019.

ESTRADA DE FERRO -INVESTIMENTO 100% PRIVADO 

Segundo o presidente da Petrocity, José Roberto Barbosa da Silva, a colocação do empreendimento no PNL tem como objetivo solicitar as autorizações para a construção da ferrovia até o licenciamento ambiental. “Por ser um investimento 100% privado, o que precisamos do governo é a concessão e as autorizações, incluindo o licenciamento ambiental”, afirma.

Ainda segundo ele o projeto entrou em pauta para redução de custos a longo prazo para produção de diversos setores da macro região, como minério de ferro, rochas, grãos e aço.“Fizemos um estudo minucioso por causa do centro portuário e identificamos a necessidade de escoamento da produção de indústrias no norte do Espírito Santo, no interior de Minas, como Vale do Jequitinhonha e Mucuri, e no Sul da Bahia. Com nova possibilidade de escoamento, podemos aumentar em 40% a produção industrial dessas regiões”, avalia Silva.

No planejamento da EFMES não está previsto o transporte de passageiros, porém de acordo com o presidente da Petrocity, José Roberto Silva, não há impedimento de incluí-lo caso seja verificada a necessidade de atender a esta demanda.

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