fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
Como é feita a geração de energia solar em dias nublados e chuvosos? - Terra & Sol Energias Sustentáveis

Blog

23 de março de 2018

Como é feita a geração de energia solar em dias nublados e chuvosos?

Com os avanços tecnológicos, os incentivos governamentais, financiamentos e a necessidade de usar fontes alternativas, fez com que o mercado de geração de energia solar tivesse um aumento exponencial nos últimos anos. 

No ano de 2017, Brasil produziu como nunca fez antes. Foram, 1,1 Gigawatts (GW) de potência em tecnologia de sistema fotovoltaico. Neste ano, o país passou a ser parte do Clube Gigawatt. Nos dias de hoje, ele está entre os 30 maiores investidores do mundo em produção de energia solar.

Muitos tem dúvida sobre a produção de energia em dias chuvosos e nublados. Será que o sistema fotovoltaico consegue fazer seu trabalho? Essa e outras perguntas vamos responder neste post que preparamos para você.

Mas, antes, que tal entender como funciona essa tecnologia? Confira!

Como funciona um sistema fotovoltaico?

As placas solares, também conhecidas como painéis ou módulos, são compostas por diversas células fotovoltaicas, que são feitas com materias semi-condutores, como silício. As células são responsáveis por captar a luz solar e transformá-la em energia elétrica. Isso é o que chamamos de efeito fotovoltaico.

Toda energia produzida é enviada para o inversor, que é o responsável por transformar corrente alternada (CA) em corrente contínua (CC). A partir disso, o contribuinte pode usar a própria energia gerada pelo sistema, para alimentar qualquer aparelho elétrico.

Caso a produção seja maior do que o consumo, o inversor envia para a rede pública o excendente, que se tornará “créditos de energia”. O dono do imóvel pode usar o que sobrou em dias de pouca produção ou descontar na conta de luz.

Painel fotovoltaico gera energia elétrica em dias nublados?

Essa é a dúvida de muitos ao pensar em energia solar. A resposta para essa pergunta é positiva. Os módulos conseguem produzir eletricidade em dias parcialmente nublados ou até mesmo chuvosos, pois a geração depende da luminosidade e não do calor.

Apesar de ser possível obter energia mesmo nos dias que não existem boas condições climáticas, vale ressaltar que sua intensidade naturalmente será menor, pelo nível de irradiação ser mais baixo. Ou seja, em dias de sol a eficiência na geração de energia vai ser maior.

Como funciona à noite?

Como citamos anteriormente, para geração de energia solar, não existe a necessidade de calor. O sistema fotovoltaico consegue aproveitar a luminosidade. Sendo assim, durante à noite não é possível fazer a captação de energia, pois não há luz suficiente para produzir energia elétrica.

Existe o risco de acabar energia?

Se esta é a sua preocupação, pode ficar tranquilo. Ao investir na instalação de um projeto on-grid, também conhecido como grid-tie, o sistema passa a depender da distribuidora local. Por isso, se a energia produzida pelas placas solares não for suficiente, a concessionário disponibiliza luz para o contribuinte e cobra na próxima conta. Ou seja, não faltará luz.

Como você já sabe que é possível trabalhar com geração de energia fotovoltaica. Procure uma empresa responsável e faça um orçamento.

Se você gostou do nosso artigo, compartilhe conosco suas dúvidas e opiniões dexando seu comentário no post.