fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
Inversores fotovoltaicos: o uso de baterias solares em seu sistema fotovoltaico - Terra & Sol Energias Sustentáveis

Blog

1 de outubro de 2018

Inversores fotovoltaicos: o uso de baterias solares em seu sistema fotovoltaico

É inegável a importância que as fontes de energia limpa e renovável vêm ganhando quando o assunto é eletricidade. Seja para diminuir o valor da conta de luz, seja pela preocupação com a destruição do meio ambiente, a energia solar tem no Brasil um espaço considerável por conta da alta incidência do sol no país.

Por mais que exista essa expansão, os consumidores ainda possuem algumas dúvidas pontuais sobre o sistema de energia solar fotovoltaico. O que são inversores fotovoltaicos? Eles são necessários? Como faço quando não tem sol? Posso usar baterias de carro no meu sistema? Entre outros questionamentos.

Um kit fotovoltaico é composto por três blocos. O bloco gerador, que conta com os painéis solares, cabos e estruturas de suporte. O bloco de condicionamento de potência, onde estão os inversores fotovoltaicos e o bloco de armazenamento, onde estão as baterias. Esses dois últimos serão assuntos deste post!

O sistema solar precisa de baterias?

Como vimos, a bateria faz parte do bloco de armazenamento e, como o próprio nome já supõe, de um modo geral, elas guardam energia para quando não tiver energia solar. Em períodos chuvosos e/ou durante a noite, a bateria aparece como uma fonte alternativa, que pode ser a bateria.

 

A necessidade de baterias vai depender do tipo de sistema. No caso dos off-grid, elas são necessárias para armazenar energia para momentos oportunos, enquanto os sistemas on-grid, são conectados com a rede elétrica convencional, então não precisa de baterias, pois a compensação de energia vem da própria rede elétrica.

 

As baterias utilizadas em sistemas fotovoltaicos podem ser as estacionários, de ciclo profundo, entre outras que suportam descargas altas de energia. Cuidado! Baterias de carro devem ser evitadas. Como elas são criadas para fornecer corrente em um curto período de tempo, elas até aguentam receber grandes descargas, porém isso faz com que a sua vida útil seja menor do que a das baterias próprias para um sistema solar fotovoltaico.

Como funciona o backup de baterias?

Uma das formas que os painéis solares vêm sendo utilizados é conectado na rede elétrica com um backup de baterias fotovoltaicas. Simplificando, ele funciona como o sistema on-grid, porém é um banco de baterias que é acionado ao invés da rede elétrica.

 

Assim, se faltar luz na rua, o sistema de baterias, que é isolado da rede elétrica, fornece energia para a sua casa por um certo número de horas que é calculado de acordo com o tamanho do seu banco de baterias, ou seja, vai variar com a quantidade de baterias e o que você vai consumir.

 

É normal que se faça uma ligação específica no quadro de luz para que a energia reservada nas baterias seja direcionada para o que você realmente precisa, como por exemplo: as luzes, computadores, geladeira e o modem da internet. Lembrando que, quanto mais autonomia você deseja, maior será o seu investimento, porém o retorno também é positivo.

 

Para esses sistemas com backup não é necessário inversores fotovoltaicos específicos, porém seu uso pode ser indispensável. Por isso, você pode optar por aquele inversor que trabalhe tanto conectado à rede elétrica, quanto isolado dela.

 

Quais os tipos de inversores fotovoltaicos?

Você vai encontrar uma gama de tipos de inversores fotovoltaicos no mercado. Por isso, a escolha do mais adequado para o seu sistema de energia solar depende das avaliações de um especialista no ramo. Para você compreender um pouco mais sobre eles, veja a adequação de alguns tipos

 

  • On-grid ou Grid-tie: conectado a rede, esse inversor é usado na conexão com o sistema sem baterias à rede do imóvel;
  • Off-grid: desconectado da rede, eles são independentes da rede elétrica e usam baterias em regiões isoladas da rede elétrica;
  • Inversor híbrido: mistura do sistema conectado com o desconectado da rede. Permanece conectado na rede elétrica e trabalha com as baterias quando desconectado;

 

Como já falamos, existem muitas opções de inversores fotovoltaicos no mercado, o ideal é aquele que atinge as suas expectativas quanto ao consumo de energia elétrica. O uso da energia solar em casas e empresas já é uma realidade e o seu investimento tem garantias de retorno para o seu bolso e para o bem da natureza!

 

Para saber como um sistema de energia solar pode diminuir a sua conta de luz, faça um teste em nosso simulador!