Terra & Sol Energias Sustentáveis 5 dicas para aproveitar a luz solar em casa - Terra & Sol Energias Sustentáveis
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
5 dicas para aproveitar a luz solar em casa - Terra & Sol Energias Sustentáveis

Blog

16 de março de 2018

5 dicas para aproveitar a luz solar em casa

A estação mais quente do ano está chegando ao fim, mas o custo das contas de luz ainda deixa o consumidor preocupado. Diante da crise energética, o preço da energia elétrica no Brasil chegou a subir até 50%, ou seja, o valor dobrou. Cada vez mais, o contribuinte entende que deve investir em maneiras de poupar energia sendo em prol da sustentabilidade ou do seu próprio bolso. Existem diversas opções de diminuir este gasto, uma delas é: aproveitar a luz solar em casa.

A forma mais eficiente de reduzir esse gasto é instalando placas solares fotovoltaicas, pois com elas o consumidor chega a ter um desconto de até 95% no valor das contas. Porém, deixar o sol entrar na sua casa traz outras vantagens além de economia. Vamos conferir?

Benefícios da luz solar em casa

Quando a irradiação penetra no espaço, os frequentadores não têm a necessidade de acender as lâmpadas, pois eles podem aproveitar a luz solar em casa durante o dia. Se isso acontece, naturalmente, o consumo será reduzido.

Amplitude e conforto

Se pensarmos no efeito estético do ambiente, o imóvel que deixa a luz do sol entrar valoriza seu espaço, dando a impressão de amplitude e conforto para os frequentadores. Diferente dos cômodos sem iluminação natural, que dão a sensação de abafamento.

Saúde e bem-estar

A falta de banho de sol afeta diretamente a saúde dos seres humandos. Isso acontece em razão da associação do cérebro as atividades vitais do organismo. Quando as pessoas não tem contato com a luz natural, aumenta o nível de estresse e, consequentemente, o mau humor. Em situações mais graves, o indivíduo pode vir a ter crises de ansiedade e até mesmo depressão.

Mais do que ajudar a pessoa a manter o bem-estar emocional, uma boa iluminação colabora para a saúde dos olhos, pois uma pessoa que fica em contato apenas com a luz artificial, como lâmpadas, TV, notebooks, tende a desenvolver problemas na visão. Além disso, a luz ajuda na redução da pressão arterial e estimula a produção da vitamina D, fundamental para o fortalecimento dos ossos.

Agora que você já sabe a importância de permitir que o sol entre no ambiente, conheça 5 dicas para fazer com que os ambientes que você frequenta possam receber a irradiação!

1. Evite tampar a entrada do sol

Dependendo da maneira que um arbusto ou os galhos de uma árvore estejam posicionados, eles podem bloquear a entrada do sol no ambiente. Por isso, se for permitido, apare-os regularmente.

Outra fator, que impede a iluminação natural, é o uso de cortinas e/ou persianas. Se você usa em razão da privacidade, invista em vidros refletores. Existem modelos que protegem os frequentadores do ambiente dos efeitos do raio UV.  

2. Mantenha os vidros limpos

Sujeira e poeira nos vidros de portas, janelas, bay window, vidraças e vitrais, vão atrapalhar a penetração da luz solar em casa. Sendo assim, é preciso estar atento e fazer a limpeza regular dessas entradas. Dessa forma, o espaço fica mais iluminado e agradável para as pessoas que convivem ali.

3. Decore de maneira inteligente

A posição dos móveis diz muito sobre a iluminação do ambiente. Quando for decorar o ambiente,não bloquei as passagens de luz natural com a mobilia. Escolha a melhor posição para colocar cada peça.

O espelho é um objeto essencial para decoração de um ambiente. Além se ser um utensílio de bom gosto, o reflexo do espelho causa a sensação de amplitude e deixa o espaço mais iluminado. Uma dica é colocar-los em frente as janelas.

4. Pinte o ambiente com cores claras

Os tons de tinta mais claros, neutros e brilhantes são a melhor opção para aproveitar a luz solar no ambeinte. Por exemplo: a cor branca reflete melhor o sol, dando a impressão de que o espaço é maior e mais claro. Algumas paredes escuras dão a sensação de profundidade, porém elas deixam o cômodo mais quente e menos iluminado.

5. Instale claraboias e luzes tubulares

As claraboias deixarem de ser um diferencial na arquitetura e passaram a ser vistas como uma solução para iluminação natural entrar no ambiente. Se você é apaixonado por decoração, saiba que hoje em dia, no mercado, existem diversos formatos, estilos e acabamentos de claraboias. Mas, atenção! Elas devem ser instaladas somente em cima do cômodo que será iluminado.

As luzes tubulares, diferente das claraboias, podem ser colocadas em qualquer local, pois os tubos metálicos são capazes de transportar os raios de sol para qualquer cômodo do imóvel, chegando até mesmo ao subsolo.

Analise nossas dicas e informações sobre como aproveitar a luz solar em casa e comece a colocá-las em prática. Dessa forma, será garantida uma série de benefícios para você e as pessoas que vivem ao seu lado.

Gostou do post e quer saber mais sobre como reduzir os gastos? Leia o artigo 6 motivos para não ignorar o mercado de energia solar.