fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
6 motivos para não ignorar o mercado de energia solar - Terra & Sol Energias Sustentáveis

Blog

26 de fevereiro de 2018

6 motivos para não ignorar o mercado de energia solar

O sol já está sendo citado como a matriz energética do futuro. A tendência é que a procura por instalações de sistemas fotovoltaicos aumente cada vez mais, consequentemente, o mercado de energia solar no mundo fica aquecido.

Muitos descartam a possibilidade de investir em energia solar, porque o preço inicial é alto. Porém, o que parte dos consumidores não sabem é que o sistema fotovoltaico é uma aplicação a longo prazo.

Para entender a razão de não ignorar o mercado de energia solar nos dias de hoje, neste artigo listamos 6 motivos. Confira!

1.Tecnologia do sistema fotovoltaico

Com o crescimento do mercado de energia solar, as pesquisas e investimentos na área tendem a aumentar, com isso é possível encontrar produtos cada vez mais modernos e tecnológicos.

Mas, se eu investir em um sistema fotovoltaico agora ele ficará ultrapassado?

O mercado já oferece equipamentos de qualidade e tecnologia  de ponta para geração de energia. O sistema de energia solar não é como o setor de eletrodoméstico que se moderniza em curto espaço de tempo. Um kit fotovoltaico demora anos para mudar algo, por isso você não precisa esperar pode investir em um sistema fotovoltaico hoje.

2. Geração de emprego e mão de obra especializada

Desde 2014, deu-se início a expansão do mercado de energia solar no Brasil. Este aumento é devido a crise energética, que resultou na inflação e aumento das contas de luz em cerca de 50%.

Com esse mercado aquecido, muitos profissionais passaram a procurar se especializar na área. A estimativa é que até 2020, mais de 60.000 pessoas estejam atuando no setor.

3. Crescimento exponencial

Fazendo uma relação com outras nações que tiveram o crescimento da energia solar na matriz energética, é possível perceber que o Brasil está caminhando para um crescimento exponencial. Em apenas 4 anos após a expansão, o país conseguiu entrar para o Clube Gigawhatt e se tornou dos 30 maiores investidores em energia solar do mundo.  A previsão é que o Brasil feche 2018 entre os 20 países.

4. Retorno do investimento

Após fazer a instalação do sistema fotovoltaico a economia é imediata. Você pode chegar a ter um desconto de até 95% nas contas de luz. Assim, o valor inicial investido no projeto retorna entre 4 e 10 anos, tudo vai depender do tamanho do projeto e do consumo.

Por exemplo: para o grupo A, leva em torno de 6 a 7 anos para ter o dinheiro de volta. Já no grupo B, o retorno é de 4 a 5 anos.

Se as placas solares tem vida útil de até 30 anos, o projeto de consumidor do grupo A, vai ter o dinheiro do investimento de volta e, ainda, poderá aproveitar mais 23 anos de desconto nas contas de luz.

5. Imagem positiva

No caso de empresas e indústrias, investir em energia solar gera uma imagem positiva. Mostra que a instituição é responsável e se preocupa com os impactos causados ao meio ambiente.

Nos dias de hoje, a organização que atrelar seu nome/marca a sustentabilidade, estará agradando o público consumidor e agregando valores ao seu negócio.

6. Valorização do imóvel

Mesmo que você não tenha planos de continuar morando muito tempo no mesmo imóvel, a instalação de painéis de energia solar fotovoltaica ainda é indicada, pois ter um sistema fotovoltaico instalado valoriza seu imóvel.

De acordo com um estudo feito nos Estados Unidos e divulgado pelo laboratório Lawrence, os investidores estão dispostos a pagar um valor maior por um imóvel que tenha a instalação de placas solares.

Para ficar por dentro do mercado de energia solar, acompanhe nossos posts nas redes sociais. Se está pensando em investir em um sistema fotovoltaico confira os 8 motivos para você  conhecer os serviços Terra & Sol!