fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
Minas tem o maior número de conexões de sistemas solares - Terra & Sol Energias Sustentáveis

Blog

11 de dezembro de 2017

Minas tem o maior número de conexões de sistemas solares

O sócio da Terra & Sol, Marcelo Belém, esteve com a equipe do Diário do Comércio de Belo Horizonte, para dar uma entrevista exclusiva divulgada pelo veículo de comunicação. No seu depoimento, Belém fala sobre o número de conexões de sistema solares em Minas Gerais. Confira o texto da jornalista Daniela Maciel, na íntegra!

Apesar de ser cantado em prosa e verso como um país com verão intenso, o Brasil ainda não aproveita o alto nível de insolação do território para a geração de energia fotovoltaica. Atravessado na região norte pela Linha do Equador e ao sul pelo Trópico de Capricórnio, o Brasil tem a maior parte do território, nas zonas de latitudes baixas – chamadas de zona intertropicais – nas quais prevalecem os climas quentes e úmidos, temperaturas médias em torno de 20ºC.

De acordo com dados da Agência Internacional de Energia (IEA), em 2018 o Brasil deverá estar entre os 20 países com maior geração de energia solar, considerando-se a potência já contratada (2,6 GW) e a escala da expansão dos demais países. O Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE 2024) estima que a capacidade instalada de geração solar chegue a 8.300 MW em 2024, sendo 7.000 MW geração descentralizada e 1.300 MW distribuída. A proporção de geração de energia solar deve chegar a 1% do total. Atualmente esse percentual não ultrapassa os 0,05%.

Estudos para o planejamento do setor elétrico em 2050 estimam que 18% dos domicílios no Brasil contarão com geração fotovoltaica (8,6 TWh), ou 13% da demanda total de eletricidade residencial.

No mundo, ainda de acordo com os dados da IEA, a energia solar poderá responder por cerca de 11% da oferta mundial de energia elétrica em 2050 (5 mil TWh). A área coberta por painéis fotovoltaicos capaz de gerar essa energia é de 8 mil km².

Minas Gerais – O Estado, entretanto, parece ter despertado um pouco antes que o resto do Brasil para a necessidade de diversificação da matriz energética. Dados divulgados pela Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) e pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) dão conta de que o Estado tem o maior número de conexões de sistema solares no Brasil. Atualmente, são 3.857 unidades consumidoras com usinas fotovoltaicas instaladas, com uma potência total de 42.893,69 kW.

De acordo com o sócio da Terra e Sol – Soluções em Energia Sustentável, Marcelo Belém, o trâmite do Marco Legal do Setor Elétrico no Congresso promete agitar esse mercado. A expectativa é pela liberação da comercialização de energia de antigas hidrelétricas que trabalhavam por cotas junto às concessionárias, o que, consequentemente, tende a provocar elevação do preço médio de comercialização. Também estão sendo estudadas a possibilidade de horo-sazonalidade das tarifas residenciais, assim como a reavaliação de diversas outras taxas.

Se tiver alguma dúvida deixe seu comentário no post. Para saber mais sobre conexões de sistemas solares entre em contato com a Terra & Sol. Estamos prontos para atender você!