fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
Os 5 principais retornos ao investir em energia solar fotovoltaica

Blog

12 de abril de 2018

Os 5 principais retornos do investimento em energia solar fotovoltaica

Você já parou para pensar no retorno que pode ter ao investir em um sistema de energia solar fotovoltaica? Lembrando que o investimento é válido assim como para a sua residência, como para o seu estabelecimento comercial.

A placa solar transforma a luz do sol em eletricidade, por isso no Brasil essa é uma solução que, além de eficiente, é ecologicamente correta. Tudo é favorável por aqui! O sol predomina o ano todo em maior parte do território, assim o clima tropical do país se faz propenso a esse tipo de produção de energia.

Além da redução dos gastos com a conta de luz, que pode ser verificada no primeiro mês, outras retribuições também são valiosas e devem ser consideradas. E, mesmo com todos as vantagens da energia solar fotovoltaica, há quem duvide de seu custo benefício.

Contudo, como podemos perceber, são muitos os motivos para não ignorarmos a importância desse sistema.

Quais os retornos do investimento em energia solar fotovoltaica?

A redução dos custos a longo prazo pagam o valor do investimento! Para comprovarmos tal afirmação, separamos os 5 principais retornos do investimento em energia solar fotovoltaica, seja para sua casa, seja para o seu negócio. Continue a leitura e descubra!

1. Evita cobrança de multas e altas tarifas

Quanto mais energia elétrica você gasta, mais você paga por ela. Além disso, é impossível desconsiderar que uma maneira de diminuir o valor da conta é um alívio para o bolso. Contudo, para que isso seja possível, é necessário o investimento em um sistema de energia solar.

Mesmo para quem paga pouco, as cobranças como a inflação enérgica, as altas tarifas, as constantes bandeiras vermelhas e as taxas de iluminação pública podem fazer com o valor das contas fiquem cada vez mais salgados. No momento em que você opta pela energia solar na sua casa, muitos desses valores diminuem ou até mesmo não são mais cobrados.

2. Valoriza o imóvel

Caso você decida procurar por uma casa nova para morar. Nessa busca você se depara com duas opções: uma com o sistema de energia solar fotovoltaica e outra sem as instalações desse sistema. Sabendo que os imóveis chegam a ser valorizados em até 30%, dependendo do contexto, qual seria a sua escolha?

O valor que as placas fotovoltaicas agregam ao imóvel são um ganho patrimonial significativo. Assim, essa valorização, por vezes, paga o custo do sistema. Além do mais, sempre tem alguém disposto a pagar bem por imóveis sustentáveis.

3. Gera reconhecimento para as empresas

Em diferentes tipos de empresas, desde pequenos escritórios até grandes indústrias, o uso da placa solar pode ser uma estratégia de marketing sustentável. Dessa maneira, a imagem da empresa é ligada a sua responsabilidade ambiental.

Ao produzir sua própria energia, independentemente do tamanho do imóvel, o retorno sobre o investimento é garantido. Porém, a quantidade de energia que será fornecida depende do número de placas e do espaço que elas cobrem. Enfim, quanto mais placas, mais energia solar e menos uso das hidrelétricas e termelétricas, que são poluentes e agridem a natureza.

4. Tem vida útil maior que o tempo de retorno

Uma instalação elétrica convencional pode ter um custo menor a curto prazo, porém se pensarmos a longo prazo chegaremos a conclusão de que um sistema solar fotovoltaico é um investimento convincente.

A duração média das placas gira em torno de 25 a 30 anos e, nesse tempo, a conta de luz pode chegar a ter quedas de mais de 70% do seu valor. Em pouco tempo os custos com a instalação são pagos e, com a evolução das tecnologias e a diminuição de impostos sobre esse tipo de produto, a tendência é que o tempo de retorno seja cada vez menor.

5. Faz bem para o planeta

Com a constante redução do volume de água das represas, principalmente em épocas de estiagem, surge a necessidade da utilização de energia gerada pelas termelétricas que, pr sua vez, possuem altos custos e liberam combustíveis poluentes para o planeta.

Bem diferente do que acontece com a energia elétrica vinda das fontes hidrelétricas e termelétricas, a energia solar não interfere no meio ambiente, pois não emite gases poluentes, ou seja, é uma fonte limpa que não agride de nenhuma forma a natureza.

 

Quando investir em energia solar fotovoltaica?

Você ainda vai ficar esperando o preço da energia elétrica cair? Depois de ver todos essas recompensas para seu bolso e para o meio ambiente é importante se atentar aos fatores que influenciam diretamente no retorno do investimento, resumindo:

  • Tamanho do sistema;
  • Capacidade de geração de energia solar fotovoltaica;
  • Valor da tarifa local;
  • Taxas;
  • Frequência de bandeiras vermelhas;
  • Consumo;
  • Impostos sob a energia solar;
  • Manutenção (vale destacar, apesar de ser mínima).

Como calcular o payback?

O retorno do investimento, também chamado de Payback, é um cálculo que pode ser utilizado na demonstração do tempo para que os gastos com a instalação do sistema de energia solar fotovoltaica sejam consumados. Nele, você divide o investimento (considerando todos os fatores acima) pela energia elétrica gasta mensalmente e depois multiplica tudo pelo valor da tarifa.

Quanto maior o gasto de energia, menor o Payback e mais tempo de lucro. Assim, se o seu payback ficou em 8 anos, por exemplo, isso quer dizer que você terá cerca de 12 anos de energia “gratuita”, já que o equipamento resiste até mais de 25 anos nas mais diversas condições ambientais.

Por que investir em energia solar fotovoltaica?

Por fim, reforçamos que essa é uma energia limpa e sustentável, sem nenhum desgaste material, daí a durabilidade alta das placas. Não tenha mais dúvida, o sistema de energia solar fotovoltaica é uma opção eficiente e ecologicamente correta, que economiza no seu bolso. Ademais, em caso de empresas é cabível o reconhecimento como uma instituição preocupada com o meio ambiente.

Quer saber quanto sua conta de luz vai diminuir? Faça os cálculos em nosso simulador de economia de energia e descubra o quanto você pode economizar instalando um sistema de energia solar fotovoltaica!