fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
Passo-a-passo: como planejar a instalação de placas solares fotovoltaicas em sua empresa - Terra & Sol Energias Sustentáveis

Blog

22 de outubro de 2018

Passo-a-passo: como planejar a instalação de placas solares fotovoltaicas em sua empresa

A maioria das placas solares são implementadas em imóveis já construídos, principalmente depois da Resolução Normativa de 2012 — sistema de compensação de energia. Assim como em novas construções, os sistemas instalados em locais já utilizados são vantajosos, porém, pode ser que seja necessárias algumas adaptações.

 

É preciso pensar em fatores como a orientação do telhado, as sombras de prédios e árvores, a inclinação da área, entre outros. Isso pode interferir na eficiência do sistema, já que as placas solares fotovoltaicas precisam da irradiação solar para que haja geração de energia suficiente para alimentar a empresa.

 

Enfim, o planejamento é essencial, seja em imóveis residenciais, seja para pontos comerciais e da indústria. Pensando nisso, preparamos um passa-a-passo para você planejar a instalação de placas solares fotovoltaicas em sua empresa. Continue a leitura e confira!

3 fatores básicos para um sistema de placas solares fotovoltaicas

Como vimos, alguns fatores são básicos para o funcionamento eficiente de um sistema de placas solares fotovoltaicas. Lembrando que isso não impede que as placas forneçam energia, pois os sistemas são altamente adaptáveis. Entre eles:

Orientação

A orientação correta deve ser pensada de acordo com a exposição das placas solares à luz, captando o máximo de irradiação possível. Essa é uma das primeiras etapas, depois de avaliar o melhor sistema para os seus objetivos. A eficiência depende muito da orientação dos módulos fotovoltaicos, assim:

 

  • norte: a orientação ideal é para o norte por conta do maior tempo de incidência solar;
  • leste ou oeste: funcionam, mas não são tão eficientes em relação aos sistemas instalados voltados para o norte;
  • sul: tem a geração prejudicada por conta da baixa irradiação solar.

Inclinação

A inclinação correta das placas solares fotovoltaicas também são importantes na hora de planejar a instalação. O cálculo deve ser feito por especialistas, que consideram a inclinação ideal àquela igual à latitude do local de implementação do sistema solar.

 

A performance pode ser medida pela inclinação correta das placas solares fotovoltaicas. Um exemplo é que sistemas com mais inclinação resultam em melhor performance no inverno, enquanto a menor inclinação traz melhores resultados no verão.

 

Até mesmo em telhados planos as placas solares são bem vindas. Isso porque é possível fazer a correção da inclinação com adaptações metálicas específicas para tal.

Área ocupada pelas placas solares fotovoltaicas

A potência instalada depende da área ocupada pelas placas solares fotovoltaicas, sendo assim, o consumo médio mensal de uma empresa que já tem seu local em funcionamento pode determinar o número de módulos necessários para suprir os gastos com energia.

 

Quando o projeto ainda está sendo planejado, ou seja, não há histórico e consumo, é possível estimar um consumo de energia médio e definir a potência a ser instalada e a área que será ocupada.

Prepare a construção para energia solar

A quantidade de painéis e o tipo de sistema solar vai depender do que você pretende com a instalação de placas solares fotovoltaicas. Para projetos menores é recomendado que se tenha no mínimo 7m² de área, enquanto geradores de grande porte exigem entre 9 e 10 m² por kWp, podendo variar de acordo com o fornecedor.

Existem 4 tipos de coberturas recomendadas para os telhados que vão receber um sistema de placas solares. São eles: telha metálica, telha de barro, telha eternit e as coberturas planas com laje ou concreto. Para cada uma delas, um profissional competente deve avaliar as possibilidades de fazer uma instalação com o mínimo de reformas e mão de obra.

Outras informações importantes

As placas solares fotovoltaicas não são muito pesadas, por isso, quase todos os tipos de telhados são preparadas para receber a carga adicional de um sistema solar. Contudo, alguns tipos de estruturas podem necessitar de um reforço.

 

O local de instalação do inversor solar também precisa ser bem pensado, lembrando que estamos falando de um equipamento eletrônico que precisa ficar ao abrigo de umidade e da luz solar e em um espaço com ventilação e segurança. Mesmo os produtos feitos para ficar ao ar livre podem durar mais tempo quando ficam melhor protegidos.

 

Considere todos os componentes de um sistema de placas solares fotovoltaicas quando for fazer a instalação em sua empresa. Ele é composto de 4 partes: placas solares, controlador solar, inversores solares, além das baterias solares. O espaço para todos esses equipamentos devem ser parte do planejamento de sua construção ou reforma.

 

Agora que você sabe da importância de planejar bem a instalação de placas solares fotovoltaicas em sua empresa, descubra como seria se o Brasil fosse todo movido a energia solar!