fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
A placa solar fotovoltaica e os veículos sustentáveis no Brasil

Blog

19 de maio de 2018

A placa solar fotovoltaica e os veículos sustentáveis no Brasil

O Brasil tem altos níveis de irradiação solar, por isso o país tem potencial para produzir energia elétrica acima das médias globais. Dessa maneira, o sucesso da placa solar fotovoltaica se deve ao desenvolvimento sustentável — reduz a emissão de gases, impede a remoção de povoados e diminui os impactos no solo —  aliado a economia nos gastos com energia elétrica.

Junto a tudo isso, surgem novas tecnologias que colaboram diretamente com a reestruturação do setor elétrico. Ainda nessa perspectiva, os governos criam políticas regulatórias e de incentivo para a produção de energia renovável. Entre elas, a energia solar, que, como vimos, se destaca no país por conta dos altos índices de irradiação.

Considerando todas essas vantagens, ao pensarmos nos veículos tradicionais, que são grandes responsáveis pela emissão de gases poluentes, não podemos deixar de levantar um fato: o Brasil tem potencial para veículos sustentáveis!

Você já imaginou rodar com um carro por muito tempo sem precisar abastecer? Essa é uma possibilidade do carro elétrico. E se no lugar da energia elétrica produzida de modo convencional (hidrelétricas e termelétricas) você utilizasse a energia da placa solar fotovoltaica?

Medidor de energia

O potencial brasileiro para veículos sustentáveis

A alternativa menos poluente, ou seja, os carros elétricos, estão ganhando espaço em vários países. Pensando nisso, estacionamentos estão investindo em sistemas de placa solar fotovoltaica e até mesmo oferecendo o serviço de recarga para os veículos. Isso porque elas podem ser instaladas em grandes áreas ou na garagem da sua casa.

A estimativa é  de que até 2025, cerca de 15% dos veículos no mundo sejam elétricos. Infelizmente, ainda existem poucos carros circulando, porém, a tendência é que esse número aumente cada vez mais, ao ponto de tornar-se uma necessidade, já que os gastos com energia elétrica também estão propícios a aumentar.

No Brasil, em 2017, de acordo com a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), entre veículos elétricos e híbridos foram vendidos pouco mais de 3 mil, um número baixo se comparado com os veículos convencionais, porém, as montadoras brasileiras já veem potencial e em 2018 investiram nas vendas desses carros.

Em 2018, o governo anunciou reduções nos impostos para carros elétricos, que utilizam apenas a energia elétrica e para os carros híbridos, que utilizam gasolina ou energia elétrica. A redução no ano, no IPI (Imposto sobre produtos industrializados), pode chegar a quase 20%. O que é mais um incentivo para que os consumidores optem por esse tipo de veículo.

Além de não utilizarem combustíveis para rodar, eles podem andar por cerca de 900 km com apenas uma recarga, são silenciosos e podem ser recarregados com energia sustentável como as produzidas pela placa solar fotovoltaica.

Os carros movidos a energia solar são realidade no mundo

Isso não é um “De volta para o Futuro” e sim o futuro que chegou! Pensar no carro que roda com energia elétrica já pareceu algo impossível e o que vemos é um potencial cada vez maior para eles ganharem espaço no mercado. Agora, imagine um veículo movido por energia solar.

Da teoria para a prática, os carros foram testados por anos e protótipos criados por engenheiros brasileiros fizeram sucesso no Desafio Solar Mundial, em que os carros movidos à energia solar rodam cerca de 3000 Km pelo deserto. A eficiência do veículo depende de menos de 6 metros da placa solar fotovoltaica, um desafio e tanto para os participantes.

Mesmo parecendo com carros de desenho animado, eles são bem vindos na corrida, porém, para sair pelas ruas da cidade, não é tão atraente. Dessa forma, a Ford desenvolveu o C-Max Energi Solar, que veio para romper com esse carro de filme e traz o carro movido à energia solar para a realidade do mercado.

Energia solar e carros elétricos tem tudo a ver

O carro elétrico é movido a energia, isso é óbvio, contudo, se essa energia vem dos métodos tradicionais, como aquela produzida pelas hidrelétricas, o custo pode ser alto, financeiramente e ecologicamente. Pensando nisso, a placa solar fotovoltaica aparece como alternativa de energia limpa e sustentável.

Apesar do número de carros que o Brasil tem rodando pelas estradas e cidades, ainda é pequeno o tempo de uso deles. Assim, se você vai para o trabalho de carro e lá tem um estacionamento com o fornecimento de recarga pela energia solar, você pode deixá-lo carregando nesse tempo, assim como na garagem da sua casa.

As montadoras e o governo estão favoráveis e incentivando o uso de carros elétricos porque eles poluem menos, gastam menos, enfim, são sustentáveis. Assim como a placa solar fotovoltaica, que tem um custo benefício alto, principalmente, em relação ao custo da energia elétrica convencional. A união dessas duas coisas é uma maneira eficiente de ajudar a natureza e promover um futuro melhor e mais duradouro para as próximas gerações.

Acompanhe o nosso blog e fique por dentro de todas as vantagens que a placa solar fotovoltaica pode oferecer para o seu bolso e para a natureza!