fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
Placas solares fotovoltaicas: conheça os back-up de baterias

Blog

2 de julho de 2018

BACK-UP DE BATERIAS PARA PLACAS SOLARES FOTOVOLTAICAS

BACK-UP DE BATERIAS PARA PLACAS SOLARES FOTOVOLTAICAS

A energia solar pode ser transformada em eletricidade por meio de sistemas de placas solares fotovoltaicas. Ainda que a produção em maior escala seja advinda das hidrelétricas, já é sabido que esses processos são prejudiciais à natureza, bem diferente do que acontece com a energia solar, cada vez mais incentivada e utilizada no mundo todo.

As estrelas são uma fonte de energia renovável que está disponível em altos níveis pela maior delas: o sol. Uma energia limpa e abundante que pode ser coletada por meio das placas solares fotovoltaicas. Há alguns anos pensar em usar essa fonte energética em nossas casas poderia ser impensável, mas a história mudou!

Os painéis solares estão tomando conta dos telhados de residências, empresas e indústrias. Além disso, as próprias concessionárias que oferecem energia elétrica estão investindo nesses sistemas, como o governo de Minas, que uniu os dois processos — solar e hidrelétrico — em uma mesma usina.

Dentro dessa nova realidade, surgem as baterias para placas solares fotovoltaicas que possibilitam que se faça backup da energia recolhida. Mas, como isso funciona? Continue a leitura e descubra!

Como funciona o sistema fotovoltaico de backup de baterias?

Podendo ser utilizados de diversas formas, os painéis também podem ser conectados a um sistema fotovoltaico de backup de baterias, que funciona da mesma maneira que os sistemas de placas solares fotovoltaicos tradicionais, a diferença está na possibilidade de utilizar o banco de baterias para guardar energia.

O sistema tradicional funciona da seguinte maneira:

– a luz do sol é transformada em energia elétrica pelos painéis solares;

– um controlador de carga carrega a bateria;

– a bateria armazena a energia produzida;

– o inversor solar transforma essa energia em eletricidade;

– a energia passa pelo quadro de luz e alimenta o que estiver conectado em tomadas;

– a energia que sobra é enviada para a distribuidora que retorna com descontos na conta;

– quando a energia produzida não é suficiente, o sistema de energia da distribuidora é acionada.

Com  o banco de baterias é possível isolar uma certa quantidade de energia que poderá ser acionada em caso de falta de energia na rua da sua casa, por exemplo. Com isso, temos:

– os painéis produzem energia por meio da incidência do sol;

– o controlador de carga carrega as baterias;

– a energia solar é armazenada;

– o inversor transforma a energia;

– o quadro de luz distribuiu a energia pelo ambiente.

Quais as vantagens das baterias nos painéis solares?

Depois de instalados em lugares com forte incidência de sol, como os telhados ou grandes campos de painéis, as placas solares fotovoltaicas capturam a energia do sol transformando-a na energia elétrica que alimenta a rede de casas, prédios, indústrias e outros espaços.

As baterias surgem como um meio de armazenar a energia que não será utilizada no momento. Assim como falamos em backup para arquivos de um computador, por exemplo, as baterias fazem o mesmo processo, guardando a energia que poderá ser acessada em um outro momento, como dias nublados e chuvosos ou quando faltar a energia da distribuidora.

Com os incentivos do governo e as pesquisas sobre o uso e melhoria das placas solares fotovoltaicas, já é possível repassar a energia produzida por você, em sua casa, para a distribuidora do seu estado. É uma troca em que o valor é descontado em sua conta de luz, economizando no seu bolso.

Assim, as baterias aparecem como uma alternativa a esse processo, isso porque ao invés de você vender sua produção em troca do desconto na conta, você guarda a energia para usá-la posteriormente. Dependendo da quantidade de energia que suas placas produzem, é possível fazer o backup e ainda repassar para as distribuidoras o que não for armazenado por falta de espaço.

Por que instalar a bateria em placas solares fotovoltaicas?

As placas solares fotovoltaicas enviam uma corrente contínua para as baterias que são conectadas a um controlador de cargas, geralmente embutido no inversor. Elas também podem ter seu próprio inversor, oferecendo a conversão de energia por si.

Como vimos, quanto maior a capacidade da bateria, mais energia solar pode ser armazenada. Assim, o excesso de eletricidade fica nessas baterias ao invés de serem enviadas para a rede, dessa forma, a energia extra pode ser tirada para o uso noturno, por exemplo.

Os sistemas de backup de baterias é um escape para quando o sol não estiver brilhando, sendo vistos como um modo de guardar a energia solar. As vantagens de ter um sistema de placas solares vão além da economia no seu bolso, pois a partir delas você ganha e a natureza também ganha, com a diminuição dos índices de poluição.

O backup de baterias pode melhorar a economia da energia produzida pelas suas placas solares fotovoltaicas. Se a distribuidora tem taxas de tempo de uso ou de demanda, ou não oferecem uma medição de rede, a instalação é um ganho para você. Caso a distribuidora compense com medição líquida completa, ou seja, 1 por 1, talvez a vantagem fique apenas no sistema tradicional.

As altas incidências do sol até nos lugares conhecidos por serem mais frios fazem do Brasil um lugar propício para o investimento cada vez maior em placas solares fotovoltaicas. Então, descubra como seria se o Brasil fosse movido a energia solar!