fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
Placas solares fotovoltaicas: 5 maiores empreendimentos movidos à energia solar - Terra & Sol Energias Sustentáveis

Blog

1 de outubro de 2018

Placas solares fotovoltaicas: 5 maiores empreendimentos movidos à energia solar

Cada vez mais acessível e vantajoso, a tendência é a de que os sistemas de energia solar cresçam, não apenas na geração de energia própria para residências e empresas, mas também em níveis maiores — com a criação de parques e usinas.

 

O que vemos é uma busca crescente por maneiras de reduzir custos e diminuir os níveis altíssimos de poluição mundo afora. Nesse contexto, as placas solares fotovoltaicas aparecem como alternativa eficiente entre as diferentes formas de produzir energia sustentável.

 

Continue a leitura e conheça alguns dos maiores empreendimentos movidos à energia solar, desde multinacionais até usinas e parques de energia solar fotovoltaica.

1. Parques de Ituverava e Nova Olinda

 

No Brasil, os dois parques têm o potencial para produzir mais de 1000 Gw/h de energia por ano, se destacando entre os maiores empreendimentos de produção de energia solar da América do Sul em operação. Os projetos são de responsabilidade do grupo italiano Enel, que investiu mais de 300 milhões de dólares só no parque de Nova Olinda.

 

Com recursos próprios e apoio do Banco do Nordeste, os parques somam mais de 900 mil placas solares fotovoltaicas, podendo abastecer cerca de 300 mil casas, além de evitar a poluição por carbono na atmosfera. Enfim, não se pode negar a importância do parque de energia solar da Bahia, que é o maior do Brasil e da maior usina fotovoltaica da América Latina, no Piauí.

2. Solar Powered Office Complex

No noroeste da China, um prédio em formato de leque é o maior edifício movido à energia solar do mundo. São 75 mil metros quadrados em que estão instalados um hotel, laboratórios de pesquisa, centros de exposição e salas de reunião.

 

São 5 mil metros quadrados de placas solares fotovoltaicas que alimentam as necessidades elétricas de quase todo o prédio. A energia limpa é alternativa para reduzir o calor dentro do espaço, economizar no gasto com eletricidade e ainda deixa o lugar com uma estrutura incrível.

3. Gemasolar

Uma das dificuldades apresentada por alguns projetos de energia solar é o fato de eles dependerem da luz do sol para produzir energia elétrica. Nesse sentido, muitos sistemas de geração de energia já possuem alternativas para concentrar a energia e continuar a produção durante a noite e em dias chuvosos, como é o caso da Gemasolar, em Sevilha, na Espanha.

 

Mesmo sem a presença de luz, a tecnologia inovadora utilizada possibilita que o calor seja estacado. Desse modo, a central fornece energia para mais de 20 mil casas na região e tem a capacidade de geração de quase 20 megawatts.

4. Estádio de Kaohsiung

A sensação é a de que estamos vendo aquele futuro que só aparecia em filmes. O estádio construído em Taiwan é o primeiro do mundo movido 100% com a energia transformada pelas placas solares fotovoltaicas, o que evita a emissão de 660 toneladas de gás carbônico.

 

Com o formato de uma ferradura de cavalo, no teto são mais de 8 mil painéis solares que energizam cerca de 3 mil lâmpadas, iluminando o estádio todo e ainda três telões que transmitem as partidas. A arena foi construída em 2009 para os Jogos Mundiais e tem capacidade para 55 mil pessoas.  

5. Fazenda de energia solar da Apple

Uma das primeiras empresas mundiais a investir em energia sustentável em seus data centers, a Apple também está entre as maiores consumidoras de eletricidade. Juntando o útil ao agradável, a aquisição de terras para a construção de fazendas de placas solares fotovoltaicas vem sendo uma solução eficiente para a multinacional.

 

Seja em Maiden, na Carolina do Norte, seja em Prineville, no Estado de Oregon, além de muitos outros projetos, a Apple investe e muito na energia suficiente para alimentar os data centers e gerar energia excedente que pode ser vendida para as companhias elétricas. Além da Apple, Google e Facebook também buscam na energia solar soluções para reduzir os custos e serem vistas como empresas preocupadas com o futuro do meio ambiente.

 

Com energia confiável e barata é possível inovar e crescer. Independentemente do lugar onde você vai construir sua casa ou abrir a sua empresa, as placas solares fotovoltaicas podem ser uma solução para o seu bolso e para a natureza. Pense nisso!

Agora que você conhece esses grandes empreendimentos movidos à energia solar, que tal saber mais sobre como o investimento em placas solares fotovoltaicos pode ser autofinanciável!