fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
Conheça as 5 melhores marcas de placas solares fotovoltaicas - Terra & Sol Energias Sustentáveis

Blog

23 de novembro de 2017

Conheça as 5 melhores marcas de placas solares fotovoltaicas

O mundo está enfrentando uma crise energética. Diante deste cenário, as empresas responsáveis por produzir placas solares fotovoltaicas têm um grande desafio ambiental pela frente: a conscientização da população sobre a importância de optar por fontes de energia limpas e renováveis.

Mas, por que eu deveria investir no sistema solar fotovoltaico?

Ao decidir fazer um projeto desses na sua residência, empresa ou indústria, você estará colaborando com a natureza e com seu próprio bolso, pois com o sistema fotovoltaico dá para economizar até 95% nas contas de luz.

Placas solares fotovoltaicas

As placas solares fotovoltaicas também conhecidas como placas solares, são os produtos responsáveis por converter energia solar em energia elétrica. Cada painel é composto por: moldura de alumínio, vidro especial, película encapsulante – EVA, células fotovoltaicas, outra camada de película encapsulante – EVA, Backsheet e caixa de junção.

Este equipamento é essencial para o funcionamento do sistema fotovoltaico, por isso é importante saber qual produto você está investindo. Para te ajudar na escolha,  conheça as 5 melhores marcas de placas solares fotovoltaicas para investir. Vamos conferir?

1. Canadian

A empresa canadense fica entre as três melhores do mundo quando o assunto é sistema solar fotovoltaico. Fundada em 2001, a Canadian é uma das fornecedoras mundiais de energia solar fotovoltaicas. Seu trabalho já é reconhecido em 20 países dos 6 continentes.

Em 16 anos de história, empresa já produziu mais de 70 milhões de módulos fotovoltaicos e mais de 22 GW de embarques de placas solares fotovoltaicas. Além de ser uma das principais fabricantes de módulos e provedores de soluções de energia solar, a Canadian Solar possui um pipeline geograficamente diversificado de projetos de energia de escala de utilidade.

Recentemente a empresa comprou a Recurrent Energy.  As duas organizações agora caminham juntas para um novo momento da energia elétrica mais competitiva e clara.

2. Risen Energy

A Risen Energy foi fundada em 1986, na região da Costa Leste Nighai, província de Zhejing, na China. Com mais de 30 anos de experiência, a empresa se tornou referência  na produção e vendas de módulos solares. Ela fabrica produtos de tecnologia fotovoltaica, aplicação de terminal solar e integração.

A Risen Energy trabalha com a missão de melhorar a estrutura energética mundial por meio da inovação e tecnologia. A empresa dispõe de um equipe de alta eficiência para fabricação de produtos de qualidade, inclusive  placas solares fotovoltaicas.

3. Chint Energy

Fundada em 1984, o Grupo Chint Energy fabrica diversos produtos para transmissão de energia elétrica de baixa voltagem. A marca chinesa é reconhecida como uma das maiores provedoras de sistemas de eficiência energética. Os produtos/serviços da empresa podem ser encontrados em mais de 100 países.

O Grupo Chint fundou em 2016 a empresa Astronergy, que tem como principal função a pesquisa para o desenvolvimento e produção de módulos fotovoltaicos.

4. Suzhou Talesun Solar Technologies

Fundada em 2010, a empresa Talesun faz parte do Grupo Zhongli. Até fevereiro de 2017 a empresa se chamava Talesun Solar Technologies, atualmente, o seu nome passou a ser Suzhou Talesun Solar Technologies CO., Ltd.

A marca é mundialmente reconhecida pela fabricação de kits fotovoltaicos, ela produz desde células a painéis fotovoltaicos. A Talesun é de origem chinesa e em poucos anos de experiência já conquistou o nível de qualidade premium europeu — em relação ao preço de placas solares e desempenho (custo benefício).  

5. Yingli

Esta empresa é considerada uma das maiores fabricantes de placas solares fotovoltaicas do mundo. A Yingli conta com especialistas capacitados para produzir e levar a energia solar para mais de 90 países pelo mundo.

As placas solares da empresa são confiáveis, pois eles são aprovados em todos os testes realizados pelo mundo. A Yingli Solar continua comprometida com a sua missão: fornecer energia limpa a preços acessíveis para todos.

Quer conhecer o processo de fabricação de placas solares fotovoltaicas? Então continue lendo este post!

 

Diversos processos individuais ligados e contínuos colocam as células fotovoltaicas em um painel solar. Os módulos precisam ser fabricados com o uso da  melhor tecnologia, somente desta forma será possível produzir uma placa com vida útil de até 30 anos.

1. Limpar os vidros

Este é o primeiro passo para garantir que não se forme bolhas na placa solar depois que ela estiver pronta e toda laminado. Alguns resíduos, como sujeira das mãos, podem fazer com que o encapsulante descole do vidro. Se isso vir a acontecer o painel solar será danificado. O ideal é que seja usada a máquina específica para realizar todo processo de limpeza.

2. Fazer interconexão das células fotovoltaicas

Pode ser considerada a parte mais crítica da fabricação de uma placa solar, pois é quando as células são interconectadas através dos fios condutores. O processo é feito por uma máquina que solda as conexões da seguinte forma: o lado inferior de uma das células é conectado ao lado superior de outra célula até formar uma série, que chamamos de “strings”.

Por exemplo, uma placa solar de 250W ou 260W contém de 6 a 10 séries de células fotovoltaicas, ou seja, são usadas cerca de 60 células em cada painel.

3. Executar o layup

Layup também conhecido como sistema de montagem da matriz de células é o processo de coletar as séries de que estão interconectadas e posicioná-las sobre o vidro e o EVA. Este passo também é delicado e precisa ser feito por uma máquina especializada.

4. Fazer interconexão manual

Depois da montagem da matriz de células e do alinhamento sobre o vidro e o EVA, o próximo passo é fazer a interconexão manual das séries.  Este processo é mais simples, as strings das células devem ser soldadas para que seja criada uma ligação elétrica. A interconexão também pode ser feita por uma máquina.

5. Colocar a segunda folha de EVA e Backsheet

O quinto passo na fabricação de uma placa solar será colocar o EVA sobre a matriz de células e depois o Backsheet — material feito de plástico branco que deve ficar atrás da placa solar no intuito de proteger os componentes internos do equipamento e agir como um isolante elétrico sobre o EVA.

6. Realizar a laminação da placa solar

Quatro placas são colocadas de uma vez na máquina de laminação. Durante este processo o EVA vai se fundir e fazer uma junção entre as camadas. Assim, as células fotovoltaicas serão protegidas das ações climáticas, como chuvas e poeira.

As melhores máquinas laminadoras do mercado possuem 3 etapas de processo:

1ª – Pré-aquecimento e laminação;

2ª – Laminação;

3ª – Controle do processo de esfriamento da placa solar.

7. Cortar a rebarba

Depois que a placa solar é laminada, sobra um pedaço do EVA e Basksheet nas laterais. Para cortar a rebarba é preciso usar uma ferramenta específica.

8. Instalar a caixa de junção

O oitavo passo é fazer a instalação da caixa de junção, neste caso utiliza-se fita especial duas faces para fixação ou silicone como selante.

9. Colocar as molduras de alumínio

Depois da instalação da caixa de junção, deve-se usar uma prensa,  automática ou semi-automática, para colocar a moldura de alumínio na placa solar. A moldura de alumínio é o material que oferece proteção e rigidez para o vidro do módulo fotovoltaico.

10. Testar e Inspecionar a placa solar

Para garantir a qualidade do equipamento, geralmente, são realizados dois testes: flash test e el test (eletroluminescência).

No flash test usa-se um simulador solar para fazer uma espécie de flash, assim é possível medir a potência, eficiência, tensão e corrente da placa solar testada.

O teste de eletroluminescência tem como finalidade fazer um “raio x” da placa solar. Será injetado no equipamento uma quantidade de corrente e uma foto em infravermelho irá revelar se o painel possui células fotovoltaicas compatíveis e se existem microfissuras.

11. Separar e empacotar as placas solares

Após realizar todos os testes, as placas seguem para linha de montagem. Nesta última etapa, as placas solares fotovoltaicas são separadas por categorias, por exemplo, 250W, 255W e 260W. Após a divisão, os módulos são embalados e enviados para as empresas que fazem instalação do sistema.

As 5 marcas que apresentamos produzem as células fotovoltaicas fora do Brasil, porém elas possuem filiais brasileiras onde as montagens de placas solares são feitas.

A Terra & Sol é uma das empresas pioneiras em energia solar fotovoltaica em Minas Gerais, assista o vídeo e veja  como foi feita a instalação de um de nossos projetos:

Gostou do nosso post? Quer saber quanto custa investir em um projeto de energia solar fotovoltaica? Faça um teste no simulador da Terra & Sol e receba um orçamento sem compromisso!