fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
Placas solares: o que você precisa saber para instalá-las em seu telhado

Blog

29 de maio de 2018

O que você precisa saber antes de instalar placas solares no seu telhado

placas solares telhado

As placas solares são utilizadas para transformar a energia solar em eletricidade. Entre as energias renováveis, a energia solar é a mais limpa e disponível para abastecer casas, carros elétricos, indústrias etc.

Assim, também é importante que as placas solares fiquem voltadas para o norte, aproveitando a energia do sol em horários potenciais como das 9 da manhã até as 3 da tarde. Mesmo assim, outras orientações são necessárias para produzir a energia suficiente para abastecer uma residência.

Um sistema completo de energia solar possui diversos componentes e em sua maioria são instalados em telhados onde não há sombra. Dessa forma, é importante destacar que as sombras de árvores, prédios ou outros bloqueios que sejam significativos podem reduzir a produção de energia.

Existem meios eficientes de identificar as áreas que possuem real potencial no telhado das residências e outros tipos de imóveis. Além disso, é possível identificar no mapa de calor do Google os lugares mais propensos ao funcionamento pleno das placas solares.

Continue a leitura e entenda o que você precisa saber antes de instalar placas solares no seu telhado!

Os principais benefícios da energia solar

A instalação de placas solares traz desde benefícios para o bolso do consumidor até impactos positivos para a natureza, que sofre com os meios de produção tradicionais, como as hidrelétricas que despovoam áreas, mudam elas ecologicamente e ainda dependem das chuvas para produzirem energia.

Pensando em um prédio, por exemplo, quando você reduz a conta de luz, não apenas paga a instalação do sistema a longo prazo, mas reduz a poluição e o impacto no meio ambiente. Assim, os sistemas de geração elétrica movidos a energia solar ajudam a reduzir os danos a natureza e a economizar dinheiro ao mesmo tempo!

medidor
medidor

A formação das células fotovoltaicas

De modo resumido, as placas solares fotovoltaicas são constituídas de um um filme de silício que produz elétrons na medida em que a luz do sol atinge as células. Nesse processo há uma tensão elétrica que vai ser coletada e canalizada.

A quantidade de energia que vai para a caixa elétrica depende da quantidade de painéis solares no telhado. Nessa caixa existem fusíveis que vão fazer a condução dessa energia solar, e no inversor ela é transformada em energia elétrica CA, adequando-a para ser utilizada em sua casa ou empresa.

A inclinação e o ângulo dos telhados

O aumento nas instalações de placas solares nos telhados cresce junto ao interesse e incentivo por programas estaduais e federais. Mesmo que você não vá instalar de imediato as placas, o telhado deve ser pensado de modo que seja aproveitado em uma instalação futura.

Nas construções antigas e até mesmo mais recentes, os telhados nem sempre foram ou são pensados para a aplicação de um sistema de placas solares. Alguns não têm o ângulo de inclinação ou a orientação correta para o aproveitamento total da energia do sol.

Então, antes de instalar um sistema de placas solares no seu telhado, você precisa saber:

  • Quantas placas solares você pode instalar?
  • Quanto de energia as placas instaladas vão oferecer?
  • Qual o custo benefícios das instalações?
  • Quais os efeitos do uso de placas solares no telhado?

Isso porque, os sistemas fotovoltaicos precisam absorver o máximo de energia durante o ano todo, por isso, a inclinação deve ser em um ângulo relativo à latitude do local. Lembrando que diferentes estações do ano podem influenciar nas diferentes posições das placas.

Placas instaladas em um telhado mal construído podem ser mais prejudiciais que positivas. Por isso, a importância de especialistas que não querem só vender, mas que se preocupam em oferecer a solução certa para cada consumidor.

As placas solares no seu telhado

Você sabe se o seu telhado é apto para suportar as placas solares? Além das posições das placas, já mencionados, outro fator que deve ser de conhecimento dos consumidores é o de que mesmo com a impossibilidade da instalação por conta dessas adversidades existem outras alternativas.

Um exemplo: você pode se juntar com outros proprietários de imóveis e, ao invés de instalar suas próprias placas, você opta pela energia solar compartilhada. Ou seja, várias pessoas participam de uma instalação em um local com boa incidência do sol e os créditos dessa energia são descontados em suas contas de luz.

Também é necessário ressaltar que mesmo que o telhado tenha boa iluminação do sol, se ele não estiver em boas condições e precisar de reformas a curto prazo, isso pode afetar na garantia de duração das placas que giram em torno de 25 anos. Então, lembre-se de cuidar desses fatores antes de colocar as placas solares.

Buscar por pessoas confiáveis para fazer esse tipo de serviço é essencial para não ter nenhuma dor de cabeça. A proposta das placas solares é inovadora e atraente, porém não podemos agir de qualquer maneira quando falamos de um processo de ganhos a longo prazo.

Para saber o quanto você vai economizar na sua conta de luz, conheça o nosso simulador e descubra a vantagem das placas solares no seu telhado!