fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
Preço das placas fotovoltaicas, reduza os custos da sua energia elétrica

Blog

16 de julho de 2018

6 dicas para reduzir os custos de energia em sua empresa

preço placa fotovoltaica

A conta de luz pode não ser levada tão a sério quando você pensa no cálculo das despesas da sua empresa, porém os aumentos são constantes e tendem a aumentar cada vez mais o valor final das contas. Dentro desse contexto, o que vem caindo é o preço da placa solar fotovoltaica. O que uma coisa tem a ver com a outra?

Além das bandeiras, que sobem o preço da luz toda vez que a água das hidrelétricas baixam de nível, e das altas taxas de aumento autorizadas a cada ano, economizar energia passa de uma preocupação financeira para uma preocupação com a imagem da empresa.

Você pode ter pensado em tirar o ar condicionado, punir quem não apaga a luz, fechar as portas nos horários de pico etc. Calma! Não precisa exagerar! Você não precisa reduzir o conforto do dia a dia de seus colaboradores, isso porque existem outras formas de economizar energia elétrica e é delas que vamos falar um pouco mais neste post. Confira!

1. Entenda o consumo de energia

Antes de sair cortando os gastos de energia pela empresa, você precisa parar e analisar o consumo de energia. Faça uma auditoria e tenha em mãos um relatório com detalhes de onde o gasto é maior e onde ele é menor. Além disso, verifique o que pode mudar e o que deve continuar como está.

Essa auditoria pode ser feita por você e seus colaboradores. Isso é importante para que todos entendam como a eletricidade é utilizada na empresa e se consiga criar uma cultura de consumo que seja consciente. Consequentemente, vocês vão perceber que não é só no bolso que as vantagens são vistas, mas também na relação humana com a natureza.

Quando a empresa vai mudar ou ainda será instalada em um local, e mesmo quando já está em um lugar há anos, é aconselhável uma planejamento, ou uma revisão do mesmo, quanto às instalações elétricas. Uma tomada, por exemplo, deve ser preparada para receber equipamentos adequados para sua potência, caso contrário, o consumo do aparelho ligado nela pode ser maior que o esperado e causar prejuízo.

2. Troque as lâmpadas e instale sensores

Para reduzir a conta de luz da empresa um conceito precisa ser parte da cultura: a eficiência energética. Isso porque esse é um conceito que preza por poupar o máximo de energia pensando no meio ambiente e no bolso do consumidor.

Então, opte por lâmpadas de LED e pela instalação de sensores de movimento. Com os sensores, a luz nos cômodos sem ninguém desligam e só religam quando detectam algum movimento. Dessa forma, a luz só estará acesa quando realmente for necessária e não fica dependente do funcionário lembrar de apagá-la quando sair, evitando o desperdício.

É também na hora do planejamento das instalações elétricas que a quantidade de carga nas fases do imóvel é calculada. Assim, o equilíbrio deve ser prioridade, ou seu imóvel correrá riscos de superaquecimento, diminuindo a vida útil de seus equipamentos e aumentando consideravelmente o consumo de energia elétrica.

3. Deixe o ambiente iluminado e arejado

Com as luzes mais econômicas e os sensores instalados você vai verificar uma baixa na conta de luz, porém ela pode não ser tão significativa quanto você esperava. Por isso, outras alternativas podem ser viáveis para a sua empresa, entre elas, algo que não só diminui os gastos, mas também melhora a qualidade do ambiente de trabalho.

Existem inúmeras formas de iluminar um ambiente sem a necessidade exclusiva da energia elétrica. Pintar as paredes com cores claros e mobiliar o ambiente com móveis claros podem ajudar a deixar o lugar mais iluminado. Sem falar nas janelas e portas que devem estar sempre abertas para a luz do sol entrar!

4. Faça manutenção em inimigos da conta de luz

Como vimos, a conferência e manutenção das tomadas e da rede elétrica como um todo é essencial. Da mesma maneira, os equipamentos elétricos da empresa também precisam ser verificados, evitando que aparelhos danificados estejam aumentando o gasto de energia.

Tome cuidado com aparelhos que possam estar em curto, eles consomem mais energia que o normal e podem causar graves acidentes, como incêndios. Além dos fios e das lâmpadas, outro inimigo da conta de luz é o ar-condicionado. Por isso, ele deve ficar sempre limpo e utilizado apenas quando realmente for necessário.

5. Incentive os bons hábitos

Mesmo com todas as atitudes anteriores para reduzir o preço da conta de luz, sua empresa ainda fica dependente das ações diárias dos colaboradores para que haja uma redução considerável dos gastos. Para isso, bons hábitos devem ser incentivados, desde apagar a luz quando sair, até desligar os equipamentos elétricos ao fim do expediente.

Em grandes empresas é possível que se faça um mapeamento dos hábitos dos funcionários, identificando possíveis erros na ligação de máquinas. Portanto, sempre leiam o manual e confirmem as informações para não perder tempo e energia.

Além disso, os bilhetes ainda são grandes aliados na hora de lembrar o colaborador de algo importante. Então, deixe recados próximos aos interruptores e tomadas quanto a importância de desligar os equipamentos, apagar as luzes quando não são necessárias e economizar eletricidade.

6. Invista em painéis solares

A redução do preço da conta de luz vem tendo um grande aliado nos últimos anos: o preço da placa fotovoltaica. Com incentivos do governo na redução de impostos e a maior busca pela instalação de sistemas solares em casas e ambientes comerciais, o preço da placa fotovoltaica caiu e suas vantagens, que já eram grandes, aumentaram.

A partir da instalação de painéis solares sua empresa poderá produzir sua própria energia elétrica, tendo redução de até 95% no valor da conta de luz dependendo do material utilizado e da quantidade de placas instaladas.

Lembrando que a vida útil das placas chega a bater 25 anos, então, mesmo pagando mais inicialmente, é possível que em 6 anos o custo da instalação seja pago. Outra vantagem do preço da placa fotovoltaica é a possibilidade de estar entre as empresas ecologicamente corretas, isso porque essa é uma escolha ambientalmente responsável por se tratar de uma energia limpa.

Enfim, entendemos que uma das maneiras mais eficazes de reduzir os custos de energia em sua empresa é apostando no preço da placa fotovoltaica, que pode parecer alto inicialmente, mas tem grande vantagem se pensada a longo prazo.

Quer saber como o preço da placa fotovoltaica pode ser vantajoso em relação ao que sua empresa paga na conta de luz? Faça um teste em nosso simulador!

Medidor de energia