fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
A primeira usina fotovoltaica para lojas comerciais e indústrias está em Minas Gerais

Blog

8 de abril de 2019

A primeira usina fotovoltaica para lojas comerciais e indústrias está em Minas Gerais

Foi inaugurada em 14 de fevereiro em Janaúba (Norte de Minas), a primeira usina de mini geração fotovoltaica destinada exclusivamente ao atendimento de clientes em sistemas de baixa tensão, como lojas comerciais e indústrias, no estado de Minas Gerais.

Com um investimento de R$ 18,5 milhões e uma área de 230 mil m2, o equivalente a 27 campos de futebol, a unidade é uma parceria com o Grupo Mori Energia Solar.

A energia gerada pelas 16.000 placas fotovoltaicas que captam a irradiação solar, um insumo abundante no Norte de Minas, será utilizada por comerciantes do Mercado Central e por empresas e indústrias associadas à FIEMG.

Localizada na MG 401 (estrada Janaúba/Projeto Jaíba), que captam a irradiação solar, abundante no Norte de Minas.

A distribuidora de energia mineira utiliza a energia solar fotovoltaica para substituir parte da capacidade de geração que veio a faltar com a perda recente da concessão de quatro usinas hidrelétricas: em São Simão, de 1,7 gigawatts (GW) de capacidade instalada; Miranda, com 404 megawatts (MW); Jaguara, com 424 MW; e Volta Grande, de 380 MW de potência instalada.

No ano passado, a Cemig também realizou leilões para projetos de geração de energia solar fotovoltaica em larga escala.

A Aneel possibilita ao consumidor gerar sua própria energia elétrica (conhecido como “prosumidor” – produtor + consumidor)

“Os clientes de alta tensão podem comprar no mercado livre, enquanto os clientes de baixa tensão só podem receber energia da distribuidora. Agora , toda empresa ou pessoa física pode deixar de ser um simples consumidor e pode ser um gerador, mas não é um gerador clássico. Ele compensa o seu próprio consumo e, eventualmente, constitui créditos para consumos futuros”, enfatizou Daniel Faria Costa, diretor de Gestão de Participações da Cemig.

COMO FUNCIONA A USINA SOLAR

Os painéis solares produzem energia elétrica em corrente continua, portanto, eles precisam de um inversor solar para converter esta energia em corrente alternada (A corrente alternada é a energia que você consome na sua casa ou empresa).

Os inversores entregam a energia produzida pelos painéis fotovoltaicos em até 380Volts. Para a transmissão de energia nas linhas de alta tensão é preciso de uma tensão bem mais alta que isso, portanto utilizam-se transformadores para elevar a tensão para 13.800Volts, 69.000Volts, 138.000Volts e até acima de 230.000Volts.

A eletricidade produzida pela usina de energia solar é então transmitida pelas redes de transmissão de energia e distribuída pelas distribuidoras de energia para o uso em sua casa ou empresa.
Como funciona uma usina solar

BENEFÍCIOS DA USINA SOLAR

As usinas de energia solar produzem energia limpa e renovável a partir da luz do sol, com a vida útil longa (mais de 30 anos), custo de manutenção baixo, o sol que não nos custa nada, e o lucro que se tem a partir da economia na conta de energia elétrica, são os principais benefícios e atrativos para a realização do investimento.

P.s: Lembrando que atualmente a maior usina solar construída em um estádio de futebol do Brasil também está em Minas Gerais. São mais de 6.000 painéis solares totalizando uma potência de 1420kWp (1.42WMp).

LEIA MAIS: USINA SOLAR DO MINEIRÃO, HÁ QUASE SEIS ANOS ILUMINANDO UM DOS MAIORES ESTÁDIOS DO BRASIL

Gostaria de zerar sua conta de energia? Então entre em contato conosco pelo whatsapp: 31 9 8643 0268

Ou faça a sua simulação clicando aqui