fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
Sistema fotovoltaico é adotado em condomínios da MRV

Blog

2 de agosto de 2019

Sistema fotovoltaico é adotado em condomínios da MRV

Sistema fotovoltaico é adotado em condomínios da MRV

Gerar a própria energia por meio de um sistema fotovoltaico é um desejo crescente entre as construtoras, afinal, é uma alternativa excelente para economizar em tempos de grandes aumentos na conta de luz. E portando, a instalação de um sistema de energia fotovoltaica deixa de ser luxo e passa a ser necessidade.

Luis Henrique Capanema Pedrosa, gestor executivo de suprimentos da Construtora MRV, diz que a ideia consiste na instalação de painéis fotovoltaicos no telhado dos empreendimentos, convertendo energia solar em energia elétrica. “A energia gerada é consumida localmente e, quando há um excedente, ele é injetado na rede de distribuição da concessionária de energia local”, afirma.

Segundo ele, no fim do mês é feita uma compensação entre a energia total injetada e a total consumida, podendo até mesmo cobrir quase a totalidade do consumo do condomínio.

Outra coisa positiva para as construtoras é o marketing positivo  que as instalações geram no mercado imobiliário, pois as questões sustentáveis estão cada vez mais em alta. Afinal, é importante e necessário preservar o meio ambiente e acima de tudo, difundir a importância da geração de energia por meio de fontes limpas e renováveis como uma maneira de desafogar o nosso meio ambiente.

Sistema fotovoltaico
Sistema fotovoltaico

O sistema fotovoltaico proporciona uma redução no custo de manutenção, uma vez que gera a redução da despesa, resultando em uma economia que pode ser revertida para o próprio condomínio. “Outro ponto que deve ser destacado é que cada vez mais municípios estão adotando o “IPTU Verde”, que concede descontos nesse imposto para os empreendimentos que implantarem ações sustentáveis”, lembra Luis Henrique Capanema Pedrosa.

Entre os benefícios da instalação para os condôminos, Luis Henrique Capanema Pedrosa diz que, com o dinheiro economizado, é possível garantir melhorias para o prédio, agregando valor ao empreendimento e valorizando as unidades. “Além de ter a energia sendo gerada por uma fonte limpa, um condomínio com geração solar fotovoltaica pode reverter a economia em benefícios, como pintura das áreas comuns, melhorias diversas em mobiliário e paisagismo”, salienta.

Para isso, a montagem do sistema deve ser feita em ponto estratégico. Normalmente, a instalação é feita nos telhados, que devem suportar essa carga extra, mas pode também ser feita  sobe a cobertura dos estacionamentos.

Sendo assim, existem diversas vantagens que fazem dessa alternativa ser, cada vez mais, comum entre os condomínios. Todo o projeto deve estar em sintonia com essa tendência, conclui Luis Henrique Capanema que “É importante ressaltar que a implantação de sistemas fotovoltaicos deve ser acompanhada de projetos de instalações com maior eficiência energética, com o uso de LEDs e sensores, para maximizar os resultados”.

Fonte: Estado de Minas

simulador de custos energia solar fotovoltaica
simulador de custos energia solar fotovoltaica

LEIA TAMBÉM: ENERGIA SOLAR ESTÁ MUDANDO A VIDA DAS PESSOAS CARENTES NA ÁFRICA

Gostaria de zerar sua conta de energia? Então entre em contato conosco pelo whatsapp: 31 9 8643 0268

Ou faça a sua simulação clicando aqui