fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
Saiba como contratar uma empresa para instalação de energia solar - Terra & Sol Energias Sustentáveis

Blog

22 de dezembro de 2017

Saiba como contratar uma empresa para instalação de energia solar

A população mundial está ciente dos problemas ligados ao meio ambiente. Porém, a maioria não faz nada para mudar essa realidade. O que você faz para ajudar natureza? Mesmo sabendo do risco que nós e as futuras gerações estamos correndo, a sociedade continua caminhando cada vez mais para consumismo exacerbado. Algumas atitudes, como investir na instalação de energia solar pode ajudar a manter o equilíbrio ecológico.  

Não é só o meio ambiente que sofre com as ações da humanidade, mas seu bolso também! No Brasil, nos últimos três meses de 2017, a bandeira tarifária esteve no vermelho, ou seja, as contas de luz vieram com um valor mais alto. Diante da crise energética mundial, episódios como este podem ser cada vez mais comuns. Para não se preocupar com isso, o ideal é investir em fontes de energia renováveis e limpas, como a energia solar fotovoltaica.

O problema é que muitos ainda não sabem como escolher a empresa certa quando o assunto é sistema fotovoltaico. Preparamos este post, para te ajudar a selecionar a  melhor companhia de instalação de energia solar. Confira as 5 dicas!

1. Conheça a empresa

Mesmo que o sistema de energia solar fotovoltaica ainda seja pouco explorado no Brasil, o setor está em crescimento. Muitos já aderiram essa tecnologia. Como a área está em constante desenvolvimento, existem diversas empresas que trabalham com instalação de energia solar. No entanto, escolher o melhor serviço não é uma tarefa fácil.

É possível encontrar várias opções de firmas na internet. A pesquisa já pode começar por ali mesmo, estude bem a empresa, veja o que ela oferece, seus valores, missões e cases de sucesso. Saiba qual o relacionamento dela com a concessionária de distribuição local ou com as cooperativas de eletrificação.

Nossa dica é sempre pedir referências antes de fechar o contrato. Conheça a empresa, solicite uma visita ao seu imóvel, observe como os profissionais pretendem trabalhar.

2. Saiba se empresa trabalha com os melhores equipamentos

Você sabe quais são as melhores e maiores marcas do mercado? Para analisar, observe se o produto possui selo do Inmetro e conheça a história da marca.

Os principais equipamentos que compõe um sistema de energia solar fotovoltaico são: as placas solares e o inversor fotovoltaico. Se a empresa é responsável ela vai procurar trabalhar com as marcas que passam pelo aval de profissionais qualificados e que possuem reconhecimento internacional.

Além da marca, você deve levar em consideração a tecnologia do equipamento. Veja se o produto atende às suas necessidades, se já possui sistema operacional atualizado e se os dados do inversor podem ser acompanhados pelo computador ou smartphone.

3. Escolha a empresa que tiver profissionais especializados

Atualmente, já existem centros de treinamento e cursos de instalação de energia solar fotovoltaica. Porém, o setor de energia solar fotovoltaica ainda tem poucos profissionais realmente especializados na área. Por esta e outras razões que é importante “ficar de olho” na empresa que será contratada.

Os eletricistas e engenheiros desempenham uma importante função na hora da instalação de energia solar. Sendo assim, é muito importante saber qual a procedência destes profissionais. São eles os responsáveis por calcular a média anual do consumo de um imóvel por quilowatts-hora (kWh), com base na média de geração de energia da região.

Indague sobre a equipe. Veja se os técnicos são subcontratados ou se o time é composto somente por funcionários da empresa, pois isso faz total diferença no atendimento pós-instalação. Saiba qual a formação dos líderes, por exemplo, os engenheiros devem ser engenheiros eletricistas de preferência.

Enquanto eles estiverem fazendo a vistoria no seu imóvel, observe como  trabalham. Os engenheiros, eletricistas e técnicos devem analisar qual o melhor espaço para instalação das placas solares fotovoltaicas, que podem tanto ficar no terreno, quanto no telhado.

Os profissionais sabem calcular a inclinação certa, o desvio azimutal e demais pontos que são importantes para geração de energia através do efeito fotovoltaico. Acompanhe a avaliação elétrica do imóvel, pois a partir dessa análise eles sabem como instalar o inversor fotovoltaico, que fica perto do quadro de distribuição.

Ter profissionais capacitados e qualificados é essencial. Não adianta ter os melhores equipamentos se não tiver quem o instale com precisão e conhecimento. São estes técnicos que asseguram, o sucesso do projeto. Além disso, contratar bons profissionais é evitar riscos de acidente, pois eles sabem como executar todo processo.

4. Analise o orçamento

Antes de optar por uma empresa, analise com cautela o orçamento proposto pela firma. Para ter certeza que está fazendo um bom negócio, observe os detalhes no documento apresentado.

Ao obter um projeto de instalação fotovoltaica para gerar energia elétrica, verifique se o pagamento pode ser feito durante a execução da obra, se a empresa oferece as condições (financiamentos ou consórcios). Coloque os requisitos na “balança” e veja se empresa atende suas expectativas.

Geralmente, os profissionais sérios que atuam neste setor recomendam que a construção do projeto seja feita mediante aos pagamentos. Ou seja, conforme a obra vai avançando, o investidor efetua as parcelas. Desconfie de empresas que peçam o pagamento antecipado.

Depois que toda instalação de energia solar fotovoltaica estiver pronta, começa o processo de interligação com a concessionária de distribuição de energia. Normalmente, o prazo para conectar à rede é de um mês, porém varia de região para região.

Veja se no orçamento consta uma cláusula, em que a empresa se responsabiliza por qualquer dano ao seu imóvel, como quebra de telhas. A firma deve assumir o custo e rapidamente fazer o reparo.  

5. Veja como funciona manutenção e garantia

Após a instalação de energia solar, é necessário que seja feita a manutenção. No caso do sistema fotovoltaico procedimento é bem simples. Alguns passos podem ser executados até por você mesmo, por exemplo:

-> Verificar se tem poeira ou qualquer outra sujeira, pois isso prejudica o funcionamento do equipamento;

-> Certificar-se que o inversor não está em zonas quentes;

-> Observar se há existência de cabos ou fios danificados.

Para saber se a garantia vale pena, é necessário ter certeza que a empresa contratada continuará operando por décadas, pois as placas solares têm até 30 anos de vida útil e, os inversores fotovoltaicos, tem aproximadamente dez anos.

A empresa que fechar o negócio com você deve estar a disposição, pois é uma medida de precaução caso aconteça um imprevisto e precise de reparos.

Agora você já sabe o que deve levar em consideração quando for escolher uma empresa de instalação solar fotovoltaica. Se tiver mais alguma dúvida deixe seu comentário. Para conhecer a Terra & Sol, entre em contato conosco. Estamos à disposição para atendê-lo.