fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
Usina Solar do Mineirão, há quase seis anos iluminando um dos maiores estádios do Brasil

Blog

13 de fevereiro de 2019

Usina Solar do Mineirão, há quase seis anos iluminando um dos maiores estádios do Brasil

Usina Solar do Mineirão

Em maio deste ano, a usina solar fotovoltaica do Mineirão completa seis anos de sua instalação, um feito que marcou a história da Copa do Mundo Fifa em 2014 e os Jogos Olímpicos Rio 2016.

A Usina foi construída pela Cemig no ano de 2013, em parceria com a Minas Arena. A obra, que contou com recursos do KfW, banco alemão KfW, se destaca como uma das mais grandiosas instalações mundiais em cobertura de estádio. Sua capacidade de produção é suficiente para alimentar 1.200 residências aproximadamente.

A instalação levou o Mineirão à posição de primeira arena esportiva nacional que possui painéis solares em toda a sua cobertura, o que rendeu ao estádio uma certificação de sustentabilidade, a LEED, por se tratar de energia limpa, uma ideia compartilhada para os milhões de espectadores que prestigiaram os eventos de maior destaque no país, a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos.

O sistema de cobertura do Mineirão, com uma extensão de 9.500 m², foi composto por 6.000 módulos fotovoltaicos, o que assegurou a potência de 1.420 KWp de energia gerada e direcionada para a Cemig, via rede de distribuição da concessionária.

Ao todo, foram investidos cerca de 10,5 milhões na Usina Solar do Mineirão, graças à parceria entre Brasil e Alemanha, patrocinadora de 80% desse valor, por meio do já citado banco, o KfW.

FUNCIONAMENTO

A captação da radiação solar se dá via módulos solares fotovoltaicos distribuídos pela cobertura do estádio. Essa radiação é transformada em energia elétrica, uma corrente contínua com 380 volts de tensão. A conversão é feita por meio de inversores implantados em salas que ficam abaixo das arquibancadas.

Ao todo, são 88 inversores divididos em oito salas gerando corrente alternada a partir da corrente contínua de energia. Duas subestações recebem essa energia. As subestações estão dispostas do lado sul e do lado norte, uma de cada lado do Estádio.

É nas subestações que acontece a elevação da tensão para média tensão.

A própria usina é mantida com parte da energia gerada na Usina, uma parte pequena, levando-se em conta o volume total produzido. A energia restante é aplicada na rede da Cemig, via subestação de conexão instalada no interior do estádio.

A Usina, está evidente, em seus quase seis anos de funcionamento, que é um sistema eficaz. Desde a sua criação, a Usina já produzir cerca de 8% além do que era previsto inicialmente, de acordo com informações de técnicos que respondem pelo funcionamento da Usina.

RANKING

A onda de energia solar fotovoltaica ganhou reconhecimento de sua importância para os interessados em economizar e aos defensores do meio ambiente. O emprego desse sistema vem motivando a adoção da ideia Brasil a fora.

Minas Gerais lidera o ranking dos estados que adotam a energia solar fotovoltaica. Minas é pioneira na isenção do ICMS sobre esse sistema de geração de energia que beneficia quase 8.000 mil estabelecimentos, segundo dados da Casa Cor divulgados no fim de 2018. A adesão de proprietários de residência ao sistema de energia solar chega próximo de 6.000l casas, seguidas de quase 1.500 estabelecimentos comerciais, quase 300 indústrias, 500 áreas rurais, dentre outros quase 100 estabelecimentos.

LEIA TAMBÉM: COMO ZERAR A CONTA DE ENERGIA?

Mais de 42 mil casas, empresas e outros estabelecimentos já se beneficiam da energia solar. A previsão da ANEEL é que, até 2024, o sistema ganhe ainda mais força e a adesão de quase 900 mil pessoas.

O estado de São Paulo ocupa o segundo lugar entre os líderes de consumo da energia fotovoltaica. As residências já superam Minas Gerais, com quase sete mil casas alimentadas pelo sistema. Considerando indústrias, comércios e outros estabelecimentos, esse número fica próximo de 8.000 usuários.

O terceiro lugar fica com o Rio Grande do Sul, com mais de cinco mil adeptos da energia fotovoltaica, distribuídos entre residências, indústrias, comércios e outros pontos na zona rural.

SAIBA MAIS: PLACAS SOLARES FOTOVOLTAICAS: 5 MAIORES EMPREENDIMENTOS MOVIDOS À ENERGIA SOLAR

Gostaria de zerar sua conta de energia? Então entre em contato conosco pelo whatsapp: 31 9 8643 0268

Ou faça a sua simulação clicando aqui